DESFRUTEIMPERDÍVEL

DESCUBRA ESTELLA – LIZARRA

Posted

Estella, la bela, capital espiritual de Navarra

Na metade do caminho – entre Pamplona e Logroño – está Estella-Lizarra, cidade monumental nascida ao calor do Caminho de Santiago.

Antes de Estella ser fundada em 1090, por iniciativa de Sancho Ramírez (1042-1094) – Rei de Aragón y Navarra – nestas terras existiu uma aldeia de navarros, L’izarra (estrela, em basco), que deu origem ao nome da cidade.

No século XIII, a cidade criada para atender os numerosos peregrinos do Caminho de Santiago vivia seu máximo esplendor e já havia se tornado um dos mais importantes centros comerciais da rota jacobina, onde conviviam pacificamente navarros, francos e judeus, até a comunidade judia sofrer um ataque maciço, em 1328.

estella-lizarra

Roteiro a pé pelo Centro Histórico de Estella-Lizarra

Um passeio tranquilo pelas ruas medievais de Estella-Lizarra – cujo traçado subsistiu praticamente intacto até os dias de hoje – nos fala do seu esplendor histórico e faz jus ao apelido "la Toledo del norte" e à descrição feita por Aymeric Picaud – monge e peregrino do século XII, suporto autor do Codex Calixtinus – como "Estella es ciudad de buen pan, excelente vino, mucha carne y pescado y toda clase de felicidad".

estella

Clautro da Iglesia Cisterciense de San Pedro de la Rua | Foto: Josep Renalias

No topo de uma longa escadaria moderna, de 1968 – entre as ruas Rúa e San Nicolás – está a Igreja Cisterciense de San Pedro de la Rua (1), a igreja mais antiga da cidade. Construída em estilo românico tardio, do século XII, sua entrada principal, do norte, apresenta dez arcos de influência árabe e rica ornamentação. Seu interior guarda importantes imagens românicas e góticas. O claustro românico é a grande atração. Foi utilizado como cemitério de peregrinos durante a Idade Média e segundo a tradição, o peregrino grego ali enterrado, em 1270, era o bispo de Patrás, que levava a Santiago de Compostela uma relíquia de San Andrés, que se converteu em padroeiro da cidade. Duas alas do claustro, construídas por volta do ano 1170, ainda estão preservadas e encantam qualquer visitante. Infelizmente, as outras duas se perderam na demolição do Castillo-Fortaleza de Zalatambor, ordenada por Felipe II (1527-1598), em 1572. Um elevador urbano une a Calle San Nicolás à igreja.

Seguindo por la Calle Rúa encontra-se o edifício barroco do século XVII – Antiguo Ayuntamiento – onde atualmente funciona o Fórum da cidade. Quase em frente está o Palacio de los Sancristobal, construído em estilo plateresco, no século XVI, hoje abriga a sede da Casa de Cultura Fray Diego de Estella.

Avançando um pouco mais, numerosos arcos góticos que davam acesso às lojas e hospedarias resistem ao tempo, assim como o Palacio del Gobernador – palácio barroco construído no início do século XVII – que atualmente abriga o Museo del Carlismo, movimento político de caráter tradicionalista surgido durante a primeira metade do século XIX.

estella

Convento de Santo Santo Domingo | Foto: David820

Em meio a incríveis edifícios românicos estão os melhores representantes da arquitetura gótica da cidade estão:

- Convento de Santo Domingo (2): construído em 1290 sob o reinado de Teobaldo II “el Joven” (1239-1270), Rei de Navarra. Após anos de esplendor, foi abandonado em 1839 com o confisco de Mendizábal. Conserva paredes e contrafortes originais na sacristia, no claustro, na sala capitular, no refeitório e nos dormitórios. A igreja é de estilo gótico inicial. Após restauro foi qualificado para funcionar como residência de idosos.

lizarra

Iglesia del Santo Sepulcro | Foto: Zarateman

- Iglesia del Santo Sepulcro (3): templo construído entre os séculos XII e XIV, localizado na antiga Rúa de los Peregrinos, atual Calle de Curtidores. Aqui peregrinos foram servidos desde 1123. Na fachada norte – gótica, do século XIV – estão representados, além dos 12 apóstolos – entre eles, Santiago vestido de peregrino – a última ceia, a crucificação e a ressurreição de Cristo.

lizarra

Castillo-Fortaleza de Zalatambor

Na Idade Média, Estella era o bastião mais invencível do Reino de Navarra. Tinha castelos, muros e igrejas fortificadas. No alto de uma íngreme ladeira, em meio a ruínas escavadas, está posta a cruz que indica a posição da Torre de Menagem (estrutura central de um castelo medieval, definida como o seu principal ponto de poder e último reduto de defesa) do Castillo Mayor Estella, conhecido como Castillo-Fortaleza de Zalatambor (4), construído entre os séculos XI e XII, para proteção do povoado ante os francos.

estella

Puente de la Cárcel | Foto: Jaume

Uma vista imbatível do rio Ega, do casario e da igreja de São Miguel se abre ao cruzar a Puente de la Cárcel (5). Construída em 1973 segundo o modelo original – com um único arco e encostas íngremes – no mesmo local onde havia uma românica, destruída em 1873, durante o bloqueio da cidade na 3ª Guerra Carlista.

estella

Iglesia-Fortaleza de San Miguel | Foto: Mattana

Já na Plaza del Mercado Viejo, junto ao edifício da Biblioteca, outra escadaria conduz ao alto do rochedo “La Mota”, porta norte da Iglesia-Fortaleza de San Miguel (6), onde se observa um importante conjunto escultórico – do mestre Eguiarte – pertencente ao período românico tardio, do século XII. Seu interior guarda o retábulo gótico aragonês de Santa Elena, do século XV, e o de San Miguel Arcangel, gótico flamenco do século XVIII.

lizarra

Palacio de los Reyes de Navarra | Foto: Mattana

De volta às proximidades da Iglesia de San Pedro de la Rua, na Plaza San Martín – adornada pela Fuente de los Chorros ou Fuente de la Mona, obra renascentista do século XVI – está o Palacio de los Reyes de Navarra (7), também chamados de Duques de Granada de Ega. Em uma das colunas do palácio está o famoso capitel que representa a batalha travada entre Roland (Roldão) e o gigante Ferragut em Roncesvalles. Exemplar único do românico civil em Navarra, o palácio do século XII - que foi residência da coroa de Navarra - hoje abriga o Museu Gustavo de Maeztu (1887-1947), que reúne a obra do pintor basco e exposições temporárias.

lizarra

Telhados de Estella-Lizarra

Estella, la bellla – atual capital da região de Tierra Estella, capital espiritual da Navarra e cidade santa do “carlismo”– é, sem sombra de dúvidas, uma das cidades monumentais mais interessantes do Caminho de Santiago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *