QUEM FAZ - BIA LEIS

Mesmo sem eu saber, o Caminho de Santiago me esperava...

Cresci embalada pelas histórias do meu avô materno, compulsivo viageiro. Minha formação de geógrafa aliada a essa paixão por conhecer o mundo, seus povos e culturas – herdada do Seu Marinho – me renderam o posto de planejadora oficial das viagens da família e de amigos mais próximos.

Em 2003, ainda sem acesso às informações hoje disponíveis, meu marido – cúmplice de todas as horas – e eu partimos com duas crianças pequenas para nossa primeira grande viagem de carro em direção ao Chile. Descobrimos que viajar de forma independente, no melhor estilo “Slow Travel”, era muito mais enriquecedor que das formas convencionais que até então conhecíamos, uma vez que nos permite conhecer mais e melhor outras visões de mundo, experimentar estilos de vida distintos dos nossos e refletir sobre quem realmente somos.

Não paramos mais... já são mais de 30 países saboreados, em diferentes continentes. Depois de peregrinar por rotas cristãs, sufis, budistas, hinduístas, judaicas e caminhos incas, em 2014 decidimos comemorar nosso cinquentenário caminhando os 800 km do Caminho Francês até Santiago de Compostela. Foi o início de um novo capítulo da minha história!

De lá pra cá venho me dedicando a encorajar e ajudar muitas pessoas a realizar seu sonho de também fazer o Caminho de Santiago, seja compartilhando toda minha experiência e conhecimento com futuros peregrinos, auxiliando-os no planejamento de seus próprios Caminhos ou até mesmo acompanhando-os nas viagens.

BUEN CAMINO

Quando fiz pela primeira vez o Caminho de Santiago, em 2014, descobri que existem 1001 maneiras de fazê-lo e que não existe um jeito certo ou errado, o que existe é o jeito que cada um encontra de estar lá!

Embora eu tenha percorrido todo o Caminho Francês, da maneira tradicional – iniciando em Saint-Jean-Pied-de-Port, e percorrido os mais de 800 km que separam a bucólica vila francesa da monumental Santiago de Compostela a pé, dormido em albergues e carregado a minha própria mochila – vi que grande parte dos obstáculos que impedem as pessoas de realizar este sonho, pode ser superada com uma boa dose de planejamento, uma pitada de desapego e uma vontade enorme de saborear esta experiência.

Cada pessoa tem suas próprias motivações, seus objetivos, suas possibilidades e limitações. A boa notícia é que o Caminho de Santiago, em sua variedade de paisagens e recursos, oferece infinitas oportunidades para que você encontre uma forma de fazer isso do seu jeito. Dizem até que existem tantas razões para fazer o Caminho quanto pessoas que o fazem, tantos caminhos quanto caminhantes...

O Caminho de Santiago está aberto a todos, aos que tem motivação esportiva, cultural, turística, recreativa, religiosa ou espiritual; aos que esperam encontrar desafios, lindos cenários, paisagens bucólicas, novos amigos, a Deus ou a si mesmos...

O destino é o mesmo para todos, mas as expectativas e os propósitos atribuídos a esta experiência são os mais diversos e a combinação harmônica destes elementos é que darão sentido a ela.

Buscando atender as necessidades de um grupo de amigas que sonhava fazer o Caminho, mas que, por razões variadas, não se sentiam preparadas para fazê-lo da forma como eu fiz, organizei um roteiro personalizado e as acompanhei na peregrinação.

Assim nasceu o Buen Camino, uma Assessoria Personalizada para o Caminho de Santiago que pode ajudá-lo, em distintos níveis, a alinhar suas expectativas com os seus propósitos, a compreender e aproveitar as oportunidades e superar as dificuldades que as diferentes rotas jacobinas oferecem, para que você possa ter uma das vivências mais significativas da sua jornada pessoal.
Se você sonha este sonho, mas não sabe por onde começar – vem comigo – eu vou te ajudar!