Lugar entre rochas, coração espiritual de La Rioja
Essas terras onde hoje se encontra Nájera – município da província e comunidade autónoma de La Rioja – foram conquistadas primeiramente pelos berones, povo celta da antiga Espanha; depois pelos romanos, que estabeleceram aqui o principal centro ceramista da Península Ibérica; e mais tarde pelos visigodos.
Vista da cidade
No início do século VIII, os muçulmanos dominaram o lugar e construíram uma fortaleza que teve papel fundamental no controle de suas fronteiras. Foram eles que deram o nome de Náxara ao local que em árabe significa "lugar entre rochas".
Puerta Huerta, vestígios de sua mais antiga muralha
No século X, Sancho Garcés I – rei de Pamplona – reconquistou o território dos muçulmanos e o cedeu a seu filho, García Sánchez I, ainda criança. Assim nasceu, em 923, o Reino de Nájera, cuja capital era esta cidade que ainda carrega seu nome.
No ano seguinte, após a morte de seu pai, o menino se torna também o rei de Pamplona. Neste momento todo seu reino passa a denominar-se Reino de Nájera-Pamplona.
Monasterio de Santa María La Real
O Reino de Nájera-Pamplona alcançou seu apogeu no reinado de Sancho III, “el Mayor” (ca992-1035). Graças a ele, no século XI, o traçado para o Caminho de Santiago foi alterado para que a cidade fosse um dos seus pontos de passagem. Neste período o reino tinha sua própria jurisdição e moeda. Seu templo mais esplêndido – Santa María la Real, coração espiritual de La Rioja – foi construído no reinado de seu filho e sucessor, García Sánchez III, “El de Nájera”.
Já em 1076, Sancho IV é assassinado por seu irmão. Os conflitos provocados por este acontecimento culminam na divisão do reino. A parte navarra do território foi anexada ao Reino de Aragón enquanto que as áreas riojanas foram incorporadas ao Reino de Castilla. É o fim do Reino de Nájera.
Rio Najerrila, com a ponte San Juan de Ortega (1866) ao fundo
A cidade de Nájera ocupa o ponto central do trajeto do Caminho de Santiago na província de La Rioja. Situada a 489 metros sobre o nível do mar. É cortada ao meio pelo rio Najerilla, protegida pelo pico Nájera e marca a entrada de uma das regiões naturais mais agrestes e bem conservadas da Espanha.
Mapa do centro histórico de Nájera
Se possível, reserve algumas horas para conhecer um pouco do seu rico patrimônio:
1. Monasterio de Santa María la Real
2. Camino de Santiago
3. Alcázar, Castillo y Cuevas
4. Museo Histórico Arqueológico Najerillense
5. Iglesia de la Santa Cruz
6. Convento de Santa Elena
7. Estatua del Rey Fernando III, el Santo
8. Puerta de Nájera
9. Puente San Juan de Ortega
10. Plaza de España
11. Albergue Municipal de Peregrinos
12. Paseo San Julián y Bosque Pedagógico