Museu da Evolução Humana: um diálogo entre o passado, o presente e o futuro da nossa espécie.
Referência museológica e arquitetônica mundial , esta é uma daquelas atrações imperdíveis para quem faz o Caminho de Santiago pelo chamado Caminho Francês e passa pela cidade de Burgos.
Conhecido pela sigla MEH, o “Museo de la Evolución Humana” está localizado no centro da cidade de Burgos – em pleno Caminho de Santiago Francês – é uma visita imprescindível para quem quer conhecer as teorias mais inovadoras sobre a origem da nossa espécie.
Galeria dos Hominídeos, Museo de la Evolución Humana - Burgos | Foto: MEH
Inaugurado em 2010 é o museu mais visitado da Comunidade Autônoma de Castilla y León, e um dos mais visitados de toda Espanha, modelo internacional em tudo o que se relaciona com o fascinante mundo das origens e do processo evolutivo do homem nos seus aspectos ecológicos, biológicos e culturais.
Uma caixa de luz | Foto: MEH
A moderna estrutura retangular metálica, coberta em sua maior parte por vidro – projetada por Juan Navarro Baldeweg – constitui um dos símbolos do museu e do Complexo da Evolução Humana, do qual também fazem parte, o Centro Nacional de Pesquisas Humanas (CENIEH), o Centro de Conferências e o Auditório. Concebido como uma grande caixa de luz o interior do edifício é muito luminoso, amplia o espaço e reduz o consumo de energia.
O museu foi incluído na declaração dos “Sítios de Atapuerca”, como Patrimônio da Humanidade em 2015, quando foram classificados pela UNESCO como “locais de excepcional valor universal”. Arquitetonicamente, recebeu mais de 40 prêmios nacionais e internacionais.
Paseo Sierra de Atapuerca | Foto: BurgosBus
O acesso ao museu é feito através de uma rampa que se acede pelo “Paseo Sierra de Atapuerca”, uma grande área de pedestres – com jardins ricamente arborizados e decorados com estátuas – que dá acesso direto às lindas margens do Arlanzón, rio que corta toda a cidade.
Os fósseis originais de hominídeos encontrados na Serra de Atapuerca, a 20 minutos da cidade, são o grande atrativo do museu, que exibe desde os restos mortais do Homo antecessor – uma espécie cuja existência remonta a quase um milhão de anos – até os numerosos achados do Homo heidelbergensis.
O crânio del Miguelón | Foto: MEH
As estrelas da exposição permanente são a pelve de Elvis, o crânio do Homo heidelbergensis (popularmente conhecido por Miguelón), as reproduções realistas da Galeria dos Hominídeos e uma réplica do Beagle, a embarcação em que Darwin fez a sua expedição às ilhas Galápagos e que o levou a formular a sua teoria da evolução das espécies.
O sítio arqueológico de Atapuerca | Foto: Mario Modesto
Aos que desejam se aprofundar neste emocionante assunto, o museu oferece uma visita guiada ao próprio sítio arqueológico de Atapuerca e ao Centro de Arqueologia Experimental (CAREX) – localizados a cerca de 15 km da cidade – onde os visitantes podem viver uma autêntica experiência pré-histórica em uma aldeia neolítica.
A exposição, como um todo, instiga o visitante a refletir sobre a origem e a evolução humana, abrindo um interessante diálogo entre o passado, o presente e o futuro da nossa espécie.
Se você busca autoconhecimento, esta é uma grande oportunidade de conhecer um pouco mais da sua origem e evolução como espécie. Estando em Burgos ¡No te lo pierdas!
Mais informações: Fundación Atapuerca
Se você gostou, compartilhe com os amigos!
Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.
Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.
Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago