A CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELACELEBRE

O PÓRTICO DA GLÓRIA

Posted
portico da gloria

Um novo olhar sobre o pórtico da Catedral de Santiago de Compostela

A entrada oeste da Catedral de Santiago de Compostela foi concluída, em 1188, com uma escultura românica trabalhada durante cerca de vinte anos por Mestre Mateo – arquiteto, escultor e mestre das obras da catedral – o Pórtico da Glória.

portico da gloria

Jesus Cristo, Pórtico da Glória

Este majestoso conjunto de três arcos – povoado por toda classe de anjos, anciãos, profetas e apóstolos – é dotado de poderoso simbolismo. No centro e alto do pórtico, Cristo, sentado em seu trono, rodeado pelos quatro evangelistas e pelos bem-aventurados, com olhar sereno e amável, aguarda o peregrino que através de Santiago – representado na base – dele se aproxima.

ritual peregrino

Árvore de Jessé

Segundo a tradição, o peregrino que chegava à Santiago deveria encostar aí sua cabeça, para iluminar seus pensamentos, e colocar a mão direita no pilar central do Pórtico da Glória, como forma de agradecimento pelo sucesso de sua longa jornada. Ao longo dos séculos, incontáveis toques de fiéis esculpiram de forma impressionante o molde de uma mão neste pilar, onde se encaixam perfeitamente os dedos do peregrino. Porém, atualmente não é mais permitido tocar o Pórtico da Glória.

O pilar traz esculpida a “Árvore de Jessé”, uma representação artística da dupla condição de Jesus Cristo – humana e divina – por meio de sua árvore genealógica, desde Jessé, pai do rei David.

santo de los croque

Santo das Cabeçadas, a representação de Mestre Mateo

Acredita-se que o rosto humano voltado para o interior do templo, na base do pilar – popularmente conhecido como o Santo de los Croques ou das Cabeçadas – é a representação do próprio escultor. A crença se deve a um antigo ritual de peregrinos e universitários compostelanos, que ao encostarem suas cabeças às da figura, esperavam que o gesto lhes transferisse parte da genialidade e sabedoria do mestre.

Desde o século XIX era percebido o estado de deterioração no qual se encontrava o pórtico. Já não era mais possível apreciar a qualidade de seus relevos e alguns trabalhos de pintura e retoques realizados em séculos anteriores trouxeram resultados desastrosos e agressivos.

catedral de santiago de compostela

A restauração

Mais de oito séculos após a conclusão da obra de Mestre Mateo e seus ajudantes, um grande projeto – no qual participaram especialistas das universidades mais prestigiadas do mundo – recuperou os entalhes e as tonalidades originais do monumento.

A restauração – que durou 10 anos – se deu graças ao patrocínio da Fundação Barrié, uma instituição privada envolvida na preservação do património histórico-artístico galego. Foi um projeto ambicioso, longo e complexo que impulsionou toda a restauração da catedral, pois antes de recuperar o pórtico foi necessário eliminar a umidade que se infiltrava tanto pelo telhado da catedral como pela fachada do Obradoiro.

portico da gloria

Santiago apóstolo

Em julho de 2018, a Rainha Sofia inaugurou a recuperação da mais importante obra feita ao longo da história do românico europeu – o Pórtico de la Gloria – que teve todo seu esplendor resgatado, redobrando o entusiasmo de peregrinos de todo o mundo pelo Caminho de Santiago.

Todo esforço empenhado no projeto atesta o reconhecimento de seu valor para a comunidade galega, não apenas no aspecto cultural, mas também como gerador de riqueza e emprego, que deve ser preservado em benefício das próximas gerações.

Descubra quem é quem no Pórtico da Glória:

portico da glória

 

A Fundação Barrié acredita que a melhor estratégia de conservação é a educação e por isso continua a trabalhar na divulgação deste projeto, utilizando ferramentas inovadoras, como este App, que permite explorar o Pórtico da Glória com imagens gigapixel, que revelam detalhes inatingíveis a olho nu. Descubra, aprenda e divirta-se com as histórias contadas pelos especialistas através dos enredos, detalhes da restauração e das reconstruções 3D dos instrumentos musicais presentes no conjunto.

Planeje sua visita: desde o término da restauração do Pórtico de la Gloria, a Catedral de Santiago estabeleceu um sistema de visitas que permite o acesso ao espaço ao mesmo tempo que a aplicação das medidas preventivas de conservação necessárias para proteger o monumento e evitar nova deterioração.

As visitas são gratuitas e realizadas em grupos de no máximo 20 pessoas, mediante retirada dos convites na recepção do Museu, na Praça do Obradoiro.

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *