Expectativa Cultural? Razões espirituais? Aventura? Desafio pessoal? Uma forma original e diferente de fazer turismo? Estas são apenas algumas das razões que movem há anos milhões de peregrinos a fazer o Caminho de Santiago. Uma rota pela Espanha que é uma experiência, para muitos, inexplicável e que quase todo mundo quer repetir.
Nós garantimos que atrever-se no Caminho de Santiago é uma aventura emocionante e inesquecível. Trata-se de uma maneira diferente de conhecer o norte da Espanha através de distintas rotas, cuja meta é a Catedral de Santiago de Compostela, na Galícia, onde se encontra o túmulo de Santiago. Esta rede de caminhos jacobinos, em 1993, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Mas, por que percorrer o Caminho? Você já pensou sobre o que há de especial nesta viagem pelo interior do nosso país? Por que atrai, a cada ano, milhares de pessoas?
As causas que movem cada peregrino a calçar boas botas, colocar uma mochila no ombro e agarrar a estrada são muito diversas. Há quase tantas razões para fazer o Caminho como pessoas que o fazem. O que é certo, é que na maioria dos casos é uma mistura de desafio pessoal, aproximação a si mesmo, interesse pela história, pela arte, pela natureza e pelo esporte.
Muitos enfrentam a estrada como se fosse uma aventura. E eles estão certos, porque nem todos os anos eles percorrem centenas de quilômetros a pé, de bicicleta ou a cavalo, por trilhas que adentram a lugares que transbordam natureza; por aldeias remotas, quase perdidas, nas quais parece que o tempo parou. Cada dia é diferente do anterior nesta longa travessia, que pode ser feita em etapas e que está perfeitamente sinalizada. Com apenas uma mochila e uma bagagem básica, o peregrino enfrenta as dificuldades que vão surgindo ao longo do caminho. Depois de terminar o desafio, ao chegar a Santiago, todos concordam com a mesma idéia: o esforço valeu a pena.
APROXIMAR-SE DA NATUREZA
Fazer o Caminho de Santiago supõe penetrar em paisagens cheias de contrastes entre chapadas e montanhas, entre campos e costas. É uma rota em que os espaços naturais se sucedem sem pausa. Assim, no trajeto repousam parques nacionais e recursos ecológicos excepcionais, como os picos dos Pirineus; as margens do Ebro e seus vales férteis; as grandes planícies de “Castilla y León”, com seus campos de cereais; a ascensão às grandes montanhas, pastagens e campos verdes da Galícia e de Astúrias. Uma natureza de grande beleza à qual o peregrino se sente plenamente integrado enquanto segue sua rota em direção à capital galega. Nestes cenários de “cartão postal”, o caminhante consegue uma total desconexão com a rotina diária. A mente se libera e só há caminho, natureza e reflexão.
SENTIR-SE ATRAÍDO PELA CULTURA DA ESPANHA
Quase todos os cantos da rota de peregrinação escondem uma surpresa em forma de arte, cultura e monumentos. Em seu caminho vai deparar-se com catedrais, pontes, estradas romanas, mosteiros, palácios, mansões, casas de arquitetura popular... milhares de edifícios de valor inestimável. Além de conhecer esse rico patrimônio histórico, o Caminho também oferece uma oportunidade para participar nas festividades, folclore e gastronomia da região. Desta forma, nenhuma outra viagem permite uma aproximação tão intensa com a realidade de um lugar.
ENCONTRAR-SE
O Caminho de Santiago tem, para muitos, algo místico. Não é à toa que sua origem é religiosa: o culto ao Apóstolo Tiago. De qualquer modo, muitos peregrinos se propõem a fazer o caminho movidos não apenas por esta devoção ao santo, mas também por uma espiritualidade que se manifesta na necessidade de conhecer mais a si mesmo, para encontrar respostas a perguntas e encontrar a paz interior. Por isso, para muitos, este recorrido pela Espanha torna-se também uma viagem interior, em que se aprende a conhecer-se melhor. Uma experiência que perdura ao longo dos anos.
CONHECER PESSOAS MUITO DIFERENTES
Durante o percurso, o peregrino nunca vai se sentir um estranho. Você vai conhecer pessoas hospitaleiras, pessoas desconhecidas, que às vezes são capazes de oferecer suas casas para abrigar o viajante. Nesta jornada, o caminhante vive momentos únicos com peregrinos de todas as idades, provenientes de diferentes partes do mundo, em albergues, em trilhas ou na estrada. Você poderá fazer novos amigos e vai enriquecer-se a nível humano e pessoal.
Sejam quais forem os motivos, está claro que percorrer o Caminho de Santiago é uma experiência gratificante. Nós convidamos você a verificar e deixar-se arrebatar pela magia única que transborda desta rota tão especial pelo norte da Espanha.
Fonte: Spain.info
Tradução: Bia Leis
MAIS SOBRE: O CAMINHO DE SANTIAGO COMO MEIO DE AUTOCONHECIMENTO
Se você gostou, compartilhe com os amigos!
Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.
Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.
Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago
2 thoughts on “CAMINHO DE SANTIAGO: MAIS DO QUE UMA VIAGEM PARA A ESPANHA”
Linda matéria
Muito obrigada!