PLANEJEQUANTO GASTAR

ALBERGUES PÚBLICOS E PAROQUIAIS NO CAMINHO DE SANTIAGO

Posted
grande construção de pedras com torre de 3 sinos

Ao percorrer o Caminho de Santiago existem inúmeras opções de hospedagem, desde instalações mais precárias até as luxuosas.

De modo genérico, podemos dizer que na base desta pirâmide estão os Albergues Públicos (geridos pela administração pública, ou seja, governos ou autarquias) e os Albergues Paroquiais (geridos por instituições religiosas, associações e outras organizações sem fins lucrativos). Ambos têm como modelo a própria rede de hospitais medievais que – dependentes das ordens monásticas, militares, de iniciativa episcopal ou monárquica – atendiam, desde os primeiros tempos, as necessidades básicas dos peregrinos.

 

HOSPITAIS DE PEREGRINOS NO CAMINHO DE SANTIAGO

 

Atualmente estes albergues – além de atualizar e renovar o espírito de solidariedade do Caminho – realizam um importante papel no fomento da vida local e contribuem para a recuperação do património histórico.

 

#CAMINHOSUSTENTAVEL: O CAMINHO DE SANTIAGO NA AGENDA 2030

 

credencial do peregrino carimbada

 

Como ter acesso a um Albergue Público ou Paroquial?

Estes estabelecimentos são de uso exclusivo dos peregrinos e, em geral, não permitem reservas. Para ter acesso a eles é necessária a apresentação da Credencial do Peregrino, que atesta que seu portador está percorrendo o Caminho de Santiago a pé, de bicicleta ou a cavalo.

 

botas guardadas em armários

 

Como é feita a ocupação dos Albergues Públicos e Paroquiais?

Como regra geral suas vagas são ocupadas conforme os peregrinos chegam, seguindo uma ordem de prioridade: primeiro os peregrinos com limitações físicas, depois os que realizarem a rota a pé, os que seguem a cavalo e por fim os de bicicleta.

 

edifício antigo construído em pedra

 

Quais são os horários praticados pelos Albergues Públicos e Paroquiais?

Em geral eles abrem suas portas às 13:00 h e fecham às 22:00 h, quando as luzes são apagadas nos dormitórios e o silêncio deve ser absoluto. As portas só são reabertas na manhã do dia seguinte, quando os peregrinos devem deixar o albergue antes das 8:00 h.

 

dois quartos coletivos com beliches

 

Qual a disponibilidade de Albergues Públicos e Paroquiais ao longo das Rotas Jacobinas?

As rotas mais populares – como o Caminho Francês ou o Caminho Português – têm uma oferta de albergues bem superior às rotas pouco movimentadas.

Há trechos em que existem albergues de 10 km em 10 km, especialmente nos últimos 100 km ou 200 km de Santiago de Compostela (distância mínima para a obtenção da Compostela). Em pontos menos concorridos a distância entre os alojamentos pode chegar a 30 km.

De maneira geral é possível encontrar um Albergue Público ou Paroquial a cada 20 km.

 

dois banheiros coletivos

 

O que devo esperar de um Albergue Público ou Paroquial?

Apesar da grande variedade no tamanho, estrutura e condições de conservação e conforto entre alojamentos dessa categoria, um albergue de peregrinos não é um hotel.

As condições são mais básicas, existem regras restritas de acesso e silêncio e não há privacidade quando se partilha um dormitório com dezenas de outras pessoas. Mas como local de pouso tradicional e exclusivo dos peregrinos, o acolhimento – uma das características que sustentam o Caminho de Santiago é o que se deve esperar.

Via de regra eles oferecem uma cama em um beliche num dormitório coletivo, banheiros, chuveiros com água quente, áreas para lavar e estender roupa, espaço de convívio e cozinha comunitária com utensílios, onde o peregrino pode preparar suas refeições.

Enquanto os mais bem equipados dispõem de máquina de lavar e secar roupa – serviço que é pago à parte – roupa de cama descartável e acesso à Internet, os mais modestos limitam-se a fornecer as condições básicas de acolhimento ao peregrino.

Nenhum albergue se responsabiliza pelos pertences dos peregrinos, portanto, não descuide dos seus!

 

mulheres lavando roupa ao ar livre e à direita,lavanderia com máquinas

 

Quais são as Regras de Comportamento de um albergue?

Nesses locais onde economia e socialização se misturam, o respeito ao próximo é mais do que fundamental. Fique atento:

- Só é permitido um pernoite em cada albergue, salvo em casos de doença ou motivos de força maior;

- Os calçados devem ser guardados fora dos dormitórios;

- O hospitaleiro é quem indica qual será a cama do peregrino;

- As camas são “marcadas” abrindo o saco de dormir sobre ela;

- Nunca se deve colocara mochila sobre a cama, nem se alimentar nos dormitórios;

- Nos dormitórios o silêncio deve ser respeitado em qualquer horário, mas após às 22:00 h deve ser absoluto;

- O banho deve ser rápido, e o banheiro deve ser mantido limpo e seco;

- Caso a cozinha seja usada, deve ser deixada limpa e organizada;

- A maioria das pessoas ronca depois de um dia cansativo e ninguém tem controle sobre isso. Use tampões de ouvido!

- Após o uso, os lençóis devem ser descartados adequadamente e os cobertores, dobrados;

- Mediante qualquer problema, informação ou dúvida, converse com os hospitaleiros.

 

grupo de pessoas almoçando em uma grande mesa

 

Qual o preço dos Albergues Públicos e Paroquiais?

A maioria estabelece um valor de pagamento que gira em torno de € 8,00 (euros) para o pernoite de uma pessoa e/ou o uso dos seus serviços e instalações.

Existem alguns albergues que não tem valor fixo e pedem doações destinadas a cobrir os custos de limpeza e manutenção. Isso não significa que são gratuitos, mas que o peregrino deve contribuir de acordo com sua possibilidade financeira.

Normalmente o pagamento é feito na entrada, momento em que a Credencial do Peregrino é datada e carimbada, para comprovar a passagem no peregrino por aquele local, naquela data.

 

CREDENCIAL DO PEREGRINO

 

pessoas deitadas em colchões espalhados pelo chão

 

Prós e contras de se hospedar em um Albergue Público ou Paroquial?

Os Albergues Públicos e Paroquiais, indiscutivelmente, tem pouco conforto e privacidade quando comparados a outras modalidades de hospedagem.

Por outro lado são mais baratos; estão especialmente preparados para receber peregrinos; oferecem a possibilidade de se lavar roupas sem custo extra e de se preparar as próprias refeições (inclusive de forma comunitária), além de favorecerem a interação entre os peregrinos.

Enfim, estes podem não ser os  lugares mais confortáveis do mundo para descansar após um dia de grande esforço físico, mas são os mais acolhedores, ideais para partilhar as vivências do Caminho e forjar grandes amizades. Dentro destas paredes sobrevive o genuíno “espírito do Caminho”!

 

“O turista exige o peregrino agradece!”

lema dos albergues no Caminho de Santiago

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

8 thoughts on “ALBERGUES PÚBLICOS E PAROQUIAIS NO CAMINHO DE SANTIAGO

  1. Alfredi Augusto Zanon disse:

    B noite! Muito esclarecedor e interessante. Soh um pretenso Caminheiro pra Setembro 22 e, gostaria muito de conseguir acomodações diárias em Albergues Paroquiais ou Municipais. Muito obrigado pelas informações. Buen Camino!

  2. Fiz por três vezes o Caminho Francês, de Compostela. Durante os 32 dias de cada caminhada, fiquei todos eles em Albergues Públicos, Municipais ou Religiosos. Não os troco por nada. Em 2022 voltarei ao caminho e vou conhecer novos Albergues, pois pretendo variar o máximo possivel as paradas. E que venha logo este quarto e antepenúltimo caminho…. esiopoeta

  3. Obrigada por seu retorno, Alfredi. Buen Camino!

  4. Que maravilha, Esio! Eu também já fiz 3 vezes e já fiquei em todo tipo de albergue. Fui muito bem tratada em todos… nada a reclamar, só gratidão! Que seus próximos caminhos sejam de novas descobertas, aprofundamentos e celebração! Por onde ande, tenha sempre um Buen Camino!

  5. Greicy maria disse:

    Amei fazer o caminho ! Breve breve quero voltar por Portugal .

  6. Ahhh… tem como não amar? Fico feliz em saber que já sentiu o sabor dessa experiência e que planeja repetir. Nosso site está aberto para receber relatos dos peregrinos, portanto, se você sentir vontade de compartilhar sua jornada, manda pra gente! 😉

  7. É necessário levar saco de dormir?

  8. Depende. Albergues privados costumam ter cobertores e lençóis – em alguns casos descartáveis. Nos públicos, nem sempre. Eu recomendo que você leve seu saco de dormir, assim tem a segurança de que sempre estará bem abrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *