Alto do Perdão| Alto del Perdón: Donde se cruza el camino del viento con el de las estrellas
A 770 metros acima do nível do mar, em meio ao Caminho Francês, está um dos grandes marcos do Caminho de Santiago.
O Alto do Perdão está localizado na serra de mesmo nome – na cidade de Zizur Mayor, Comunidade Autônoma de Navarra – entre as cidades de Pamplona e Puente la Reina.
Grupo “Buen Camino” 2017
A subida é árdua tanto para os caminhantes como para os ciclistas. A paisagem, no entanto, vale todo o esforço envolvido. Muitos, ritualisticamente, dedicam a superação desta etapa à autolibertação por meio da concessão do perdão a si mesmo e aos outros por erros cometidos.
Fuente de Reniega
Pouco antes do topo da serra está a Fuente de Reniega ou Gambellacos – como é chamada na atualidade – cenário da lenda que conta que após a tortuosa subida da “Sierra del Perdón”, o diabo apareceu a um peregrino sedento, em pleno verão, na forma de um belo e gentil jovem. O demônio propôs ao caminhante a possibilidade de refrescar-se e matar sua sede se este renegasse a Deus. Ele recusou. Então, satanás voltou a tentar-lhe sugerindo que renegasse à Virgem Maria. O romeiro recusou novamente. Como última oferta, o tinhoso provocou o andarilho afirmando que para conseguir a água, bastaria que este renegasse ao apóstolo Santiago. E pela terceira vez o caminhante recusou e se pôs a rezar, pedindo ajuda aos céus. Neste momento o jovem satã desapareceu em uma nuvem de enxofre e em seu lugar apareceu Santiago vestido de peregrino, que o levou à fonte escondida e lhe ofereceu água cristalina em sua concha de vieira.
Já no topo da Serra – onde existiu durante os século XV e XVI uma capela e um hospital dedicados à Virgen del Perdón ou Santa María de Erreniega – foi construído um altar com os restos do antigo santuário, um conjunto escultórico de ferro e, em 1994, o primeiro parque eólico de Navarra, com 40 turbinas de 40 metros de altura.
Alto do Perdão
Durante a Idade Média, considerava-se que as graças recebidas por alcançar a capela eram as mesmas que as obtidas por finalizar a peregrinação em Santiago de Compostela, ou seja, era concedido o perdão dos pecados e a garantia de saúde espiritual aos que morriam durante o trajeto restante. A capela desapareceu completamente em meados do século XIX e a imagem da Virgem foi transladada para a igreja de Astráin.
“donde se cruza el camino del viento con el de las estrellas”
O monumento de ferro – obra de 1996, do artista Vicente Galbete – é formado pela silhueta, em tamanho natural, de uma comitiva de 14 peregrinos de diferentes épocas.
Os dizeres “donde se cruza el camino del viento con el de las estrellas” representa o encontro da caravana – guiada pela Via Láctea através do Caminho de Santiago, o Caminho das Estrelas – com o vento constante que sopra na colina e a evolução histórica desta rota milenar.
Vista panorâmica desde o “Alto do Perdão”
Os peregrinos aproveitam o local para uma parada de descanso, de reflexão e de preparo para a descida, que pode ser ainda mais dura para alguns, pois além de íngreme tem muitas pedras soltas. A ausência do peso dos pecados perdoados certamente fortalece os que creem para que continuem sua jornada...
¡Buen Camino!
Se você gostou, compartilhe com os amigos!
Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.
Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.
Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago
2 thoughts on “CONHEÇA O ALTO DO PERDÃO”
Mt bom. Boa descrição do lugar. Parabéns
Muito obrigada por registrar sua opinião, Vera! Ela é muito valorosa para nós. Buen Camino, sempre!