As celebrações mais íntimas do final de ano na Espanha começam no dia 24 dezembro – na chamada “nochebuena” – e terminam em 6 janeiro.
Assim como no Brasil, tanto as vésperas, como os dias de Natal e Ano Novo são marcados por almoços e jantares em família ou entre amigos.
As fartas refeições começam – em geral – com frutos do mar, queijos, embutidos e algumas frituras. São seguidas por carnes como peru, cordeiro ou porco, que podem ser recheados e acompanhados de batatas e molhos.
Na região de Santiago de Compostela, o jantar da véspera de Natal consiste tradicionalmente em bacalhau cozido com “refrito” – um molho feito com alho frito e pimentão – acompanhado de mariscos, batatas e hortaliças.
Mas os pratos mais importantes e esperados são mesmo as sobremesas, como o famoso torrone de Jijona, o nogado (feito com nozes e mel), os polvorones (uma espécie de mantecal de amêndoas) e o marzipã. Nestes dias também se come muito chocolate, em todas as suas variantes: bombons, tabletes ou chocolate quente com churros, quase obrigatório no primeiro café da manhã do ano.
As bebidas variam do vinho ou cerveja ao champanhe ou o centenário espumante “Freixenet”, considerado um clássico do Natal, ou a típica cidra de maçã, para aqueles que preferem sabores mais suaves.
Na hora do brinde, as pessoas dizem “Salud” ou a versão menos formal, “Chinchín”. Mas sempre há aqueles que brindam da forma mais popular: “Arriba, abajo, al centro y adentro”.
No dia 31 de dezembro – na chamada “nochevieja” – com a promessa de boa sorte, os espanhóis começam a contagem regressiva para o Ano Novo engolindo 12 uvas que representam as doze badaladas dos sinos que marcam a entrada do novo ano.
O dia 5 de janeiro – conhecido como o “Dia del Roscón” – começa nas ruas, com a comemoração à iminente chegada dos Reis Magos e termina em casa, com a degustação de um delicioso chocolate quente acompanhado pelo tradicional “Roscón de Reyes”, uma espécie de pão doce que esconde uma prenda. Aquele que a encontre será o protagonista de alguma ingênua brincadeira em família.
Ainda que muitos espanhóis tenham passado a trocar presentes de Natal no dia 24 de dezembro, não respeitando mais o antigo costume de fazê-lo no dia 6 de janeiro – quando o cristianismo comemora a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus – a tradição gastronômica das festas do final de ano tem sido mantida nas celebrações familiares.
¡Feliz Navidad y Próspero Año Nuevo, peregrinos!
Se você gostou, compartilhe com os amigos!
Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.
Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.
Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago