Caminho de Santiago com cão: dicas preciosaspara que você possa desfrutar dessa experiência com segurança.
Todos os anos, mais peregrinos são incentivados a fazer o Caminho na companhia de seu peludo. As facilidades e serviços para o tornar possível estão aumentando, tornando o percurso Jacobino uma referência para o turismo dogfriendly.
Ainda assim, a experiência tem suas dificuldades, portanto, há algumas coisas a serem lembradas.
1. Pense nele
Escolha o percurso adequado e organize as etapas de acordo com a época do ano e a capacidade, limitações e necessidades do seu cão. Lembre-se de que alguns são muito longos ou quentes para eles, mesmo que para você não sejam. O Caminho não é uma corrida ou competição, é uma viagem interior e uma experiência a partilhar.
2. Preparo físico
Coloque você e seu cão em forma nas semanas anteriores, fazendo caminhadas diárias progressivamente mais longas, em diferentes terrenos e graus de inclinação, para ver como ele reage. Isso evitará que você se aborreça nos estágios iniciais.
Não leve cães muito velhos ou doentes para o Caminho. Em caso afirmativo, tome os devidos cuidados para isso: carrinhos para transportá-los, mochilas canguru ou algo semelhante. A raça pequena às vezes vai precisar de nós para carregá-los e os braquicéfalos (animais com crânio achatado e focinho curto) de cuidados especiais devido ao cansaço e ao calor.
3. As acomodações
Encontre e reserve com antecedência as acomodações que sejam realmente dogfriendly. Certifique-se de que, no mínimo, eles permitem que o cão durma com você no mesmo quarto e que não haverá nenhuma limitação com base no tamanho ou no peso dele.
Mapa de Albergues dogfriendly
4. O transporte
O transporte público na Espanha ainda não permite que os peludos viajem ou se o fazem, é em condições de fat shaming (limitação por peso ou tamanho) ou em violação das leis de proteção animal. Portanto, sempre que puder, leve o cão em carro particular até o ponto de partida.
5. A mochila
Deve prepará-la pensando nas suas necessidades, nas do seu cão e no peso que pode carregar durante as caminhadas. Existem muitos serviços de transporte de mochila no percurso, mas no mínimo você deve levar água, um bebedouro portátil, um kit de emergência, documentação, uma coleira peitoral e um snack.
6. Problemas de saúde
Faça-lhe um exame veterinário antes de sair e certifique-se de que a vacinação e a desparasitação estão em dia. Traga todos os medicamentos especiais de que possa precisar e localize as clínicas veterinárias ao longo do Caminho (observe que não há serviços de emergência para cães no trajeto).
7. O clima
Embora seja necessário proteger as patas dos cães de quaisquer condições climáticas adversas, o mais perigoso ao fazer o Caminho é sem dúvida o calor. Altas temperaturas e asfalto escaldante podem ser fatais. Se você viaja no verão, escolha bem o percurso (dispensar aqueles com muito asfalto) e evite os horários centrais do dia.
8. Cuide e proteja as almofadas das patas
As etapas longas, trechos com muito cascalho e o asfalto (principalmente se estiver quente), desgasta rapidamente as almofadas das patas dos cães. Para evitar lesões, use um protetor de almofadas para cães antes de caminhar e aplique hidratante no final de cada dia. Estes produtos ajudam a manter a pele elástica e resistente a fissuras.
9. Organize sua comida
O cão fará muito exercício e poderá ficar exposto ao frio, chuva, calor ou stress, por isso deve comer bem, alimentos energéticos e proteicos. Nos percursos mais movimentados, com mais serviços e se passarem por zonas populosas, será fácil encontrar o que procura. Caso contrário, leve-o pelo serviço de transporte de mochila.
10. A água
A hidratação é um dos elementos mais importantes a se considerar: ao ofegar, os cães perdem líquidos que devem ser repostos regularmente com água potável. Haverá trechos ou etapas do Caminho onde você não encontrará fontes facilmente, então o mais prudente é levar sempre um cantil cheio.
11. O descanso
Dormir bem e descansar o suficiente é essencial para superar o desafio do Caminho e se sentir bem. Lembre-se que a necessidade de sono de um cão é maior do que a de um humano, por isso, ao chegar ao alojamento, prepare o seu espaço e deixe-o se recuperar. No caminho, escolha locais com sombra e deixe se refrescar em rios e fontes.
12. Solto ou na coleira?
Na Galícia é permitido por lei que os cães fiquem soltos nas estradas rurais (embora alguns municípios estipulem o contrário). Use o bom senso. Leve-o amarrado em estradas ou áreas urbanas, mas liberte-o em estradas secundárias, florestas e rios, contanto que seja treinado e atenda aos seus comandos.
Na verdade, você sempre vai ver cães soltos nos povoados, isso faz parte da idiossincrasia da Galícia rural. Quase sempre são inofensivos, embora latam quando você passa pelo que consideram ser a casa deles. Fique calmo, pegue seu cão e passe rápido.
13. A CREDENCIAL CANINA
Seu cão é tão peregrino quanto você, então não se esqueça de trazer sua credencial canina. É análogo ao seu, nele você deve colocar os selos que atestarão sua passagem pelos diferentes lugares do Caminho. Você pode obtê-lo no site da APACA (Asociación Protectora de Animales do Camiño) e em algumas entidades ou estabelecimentos colaboradores.
14. A COMPOSTELA CANINA
Ao chegar em Santiago, você poderá pegar sua merecida Compostela Canina. Para tal, deverá apresentar a Credencial Canina, a documentação do cão (passaporte ou cartão de registro onde se encontra o número do chip) e claro que o cão terá de estar presente.
A Compostela Canina é o certificado emitido pela APACA no qual o “peregrino” é reconhecido por ter completado o Caminho de Santiago (ou algum trecho dele). É semelhante à Compostela que os humanos recebem, mas para cães e sem o caráter oficial ou eclesiástico.
Resumindo, ser consciencioso, lógico, responsável e empático é a melhor receita para enfrentar o Caminho de Santiago com o seu peludo. Se você também é solidário, gentil, generoso, amigável, sensível, respeitoso e compassivo com outras pessoas e animais, você estará incorporando os autênticos valores universais e do Caminho.
Para ter informações atualizadas é recomendável consultar APACA: web da associação e e-mail da associação :
Buen Camino Perregrin@s!
Se você gostou, compartilhe com os amigos!
Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.
Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.
Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago.