DESFRUTEIMPERDÍVEL

DESCUBRA RONCESVALLES-ORREAGA

Posted
Placa em azulejo branco, com o brasão e o nome Roncesvalles Orreaga pintado em azul escuro

Localizada na Comunidade Autonôma de Navarra, próxima a atual fronteira entre Espanha e França e aos pés do porto de Ibañeta, está Roncesvalles, Orreaga para os bascos.

A zona sempre foi lugar de passagem, primeiro dos celtas, vândalos e godos; depois dos que utilizavam a via romana que unia Burdigala (atual Bordeaux, na França) a Asturica Augusta (atual Astorga); e desde a Idade Média, dos peregrinos que seguem rumo a Santiago de Compostela pelo Caminho Francês.

peregrina ao lado da placa sinalizando a distância de 790 km para Santiago de Compostela

Marco da distância a Santiago

Em 778, o local foi cenário de uma das mais famosas histórias que povoam o Caminho de Santiago, a Batalha de Roncesvalles. Conta-se que a retaguarda do exército do rei franco e Imperador do Sacro Império Romano-Germânico “Carlos Magno”, já estava em retirada – após a tentativa frustrada de garantir uma faixa de segurança para a fronteira de seu reino – quando foi dizimada por guerreiros bascos que buscavam vingança pela destruição da muralha de Pamplona.

Entre os mortos estava Roland – também chamado de Roldán ou Roldão – responsável pela defesa da fronteira da França e comandante da retaguarda de Carlos Magno de quem, segundo a lenda, era sobrinho.

Outro marco de sua história se dá no século IX, quando começam as peregrinações cristãs a Santiago de Compostela, e o caminho que atravessava os Pirineus – fronteira natural entre a França e a Espanha – por Roncesvalles-Orreaga se converte na mais importante rota jacobina.

Fachada de igreja, construída em pedra, com um "rosetón"

Colegiata de Roncesvalles

Com o objetivo de dar assistência aos peregrinos, em 1127, o Bispo de Pamplona – por ordem do Rei de Aragón y Narrava, Alfonso I “el Batallador” (1073-1134) – fundou a instituição hospitaleira de Roncesvalles.

Durante a Idade Media foram construídos novos edifícios e a Colegiata alcançou grande importância graças ao crescente número de peregrinos. No século XVII, bem como todo o Caminho de Santiago, Roncesvalles-Orreaga viveu um retrocesso, que só foi revertido no século XX. Nos últimos anos, a Colegiata tem sido testemunha do renascimento das peregrinações e hoje é ponto de partida de cerca de 1,5% dos peregrinos que optam por iniciar o Caminho Francês em território espanhol.

O contexto geográfico e histórico de Roncesvalles-Orreaga – sua lendária batalha; seu prestigiado Hospital de Peregrinos; sua peculiar e genuína Ordem, única nativa do Reino de Navarra; sua amada Virgem – deu fama a este lugar, transformando-o em um dos enclaves mais monumentais de Navarra e consagrado marco do Caminho de Santiago.

desenho indicando a localização dos prédios de Roncesvalles

Mapa do Conjunto Monumental de Roncesvalles-Orreaga

A Colegiata de Roncesvalles – centro histórico e religioso – conta com um magnífico patrimônio arquitetônico de origem funcional, considerado um dos melhores exemplos do gótico francês na Península Ibérica, no qual destacam-se:

pedra com placas comemorativas em bronze

A: Monumento a la Batalla de Roncesvalles: obra de 1978, em comemoração ao décimo segundo centenário da batalha que deu origem a inúmeras tradições. A mais conhecida e famosa delas é a "Chanson de Roland" (século XI), o mais antigo poema épico composto em uma língua românica.

 

escultura de um homem reclinado sobre um cavalo deitado

B: La Muerte de Roldán: representa o lugar onde Carlos Magno encontrou Roldão morto, próximo à rocha onde o comandante tentou, sem êxito, quebrar sua espada Durandarte.

 

escultura circular e espiralada em ferro num jardim coberto de neve

C: Estela del Camino: obra de Faustino Aizkorbe, inaugurada 2013, representa a experiencia de interiorização do peregrino que segue em direção à Santiago de Compostela.

 

claustro com quatro arcos ogivais em cada um dos quatro lados e chão decorado em pedras

1. Claustro: construído entre 1615 e 1661, em substituição ao antigo claustro gótico, destruído pelo peso de uma nevasca, em 1600.

 

escultura do rei morto. em pedra clara. sobre uma lápide

2. Capilla de San Agustín ou Torre de San Agustín ou Capilla Real ou Sala Capitular: construção do século XIV com vitrais o início do século XX, quando se instalou o mausoléu do Rei de Navarra, Sancho VII “el Fuerte” (1154-1234), um dos mais famosos reis de Navarra

 

sala de museu com quadros de um lado e relíquias em outro, piso de madeira e paredes em pedra

3. Museo: embora pequeno, contém peças únicas e relevantes da ourivesaria medieval, pinturas, esculturas, móveis, tapeçarias e moedas.

 

interior de igreja construída e adornada por arcos e colunas de pedra e vitrais coloridos

4. Iglesia Colegiata de Santa María: edifício mais emblemático de Orreaga-Roncesvalles, um dos melhores exemplos do gótico navarro, tendo como modelo a Catedral de Notre Dame de Paris.

Sua construção foi iniciada entre 1215 e 1221, sob o patrocínio do Rei de Navarra, Sancho VII “el Fuerte” (1154-1234). Grande parte do templo foi reconstruída no século XVII.

Sua cripta – espaço situado abaixo do altar – conserva a decoração pictórica medieval.

 

capela em pedra com sino e crucifixo no alto rodeada por outros edifícios

5. Capilla de Sancti Spiritus ou Silo de Carlos Magno: construção mais antiga de Roncesvalles. Datada do século XII, durante séculos foi considerada a tumba dos guerreiros de Carlos Magno (742-814), inclusive Roldán, e utilizada para sepultar peregrinos que morreram neste hospital.

6. A Capela de Santiago: pequena construção de base românica e abóbadas góticas do século XIII. Foi paróquia até o século XVIII e restaurada no século XX.

 

corredor de um edifício antigo com paredes brancas, arcos adornados e piso coberto em pedras rústicas

7. Albergue e Oficina de Peregrinos: construído entre 1802 e 1807 de acordo com os critérios de sobriedade característicos da arquitetura do início do século XIX, sobre os restos do primeiro hospital de peregrinos, datado do século XII.

Para reservar hotel em Roncesvalles-Orreaga: CLIQUE AQUI 

Antigo Albergue de Peregrinos construído em pedra com város beliches e pertences dos hóspedes

8. Itzandegia: edifício do século XIII identificado como o primeiro santuário da Virgem de Roncesvalles. Funcionou, posteriormente como palheiro, estrebaria e casa de criados. Reformado em 1993, atualmente serve como Albergue de Peregrinos.

 

antiga construção que abriga a oficina de turismo roncesvalles

9. Antigo Molino: pequeno edifício levantado no final do século XVIII, totalmente reconstruído para o funcionamento da Oficina de Turismo. Ainda é possível observar o sistema de entrada e saída de água que movia o moinho de grãos.

MISSAS | VISITA GUIADA AO CONJUNTO MONUMENTAL

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *