Muita gente já ouviu falar do Caminho de Santiago, mas talvez poucos saibam exatamente o que é este apaixonante roteiro.
O Caminho de Santiago é uma das mais antigas e importantes rotas de peregrinação da Europa e há mais de mil anos, conduz peregrinos ao santuário cristão do apóstolo Santiago – o Maior – localizado na espetacular catedral da cidade de Santiago de Compostela, no noroeste da Espanha.
O fenômeno jacobino teve início e se tornou intenso durante a Reconquista – processo histórico ao longo do qual os reinos cristãos da Península Ibérica recuperaram a região dominada por forças islâmicas – e estimulou o repovoamento de toda a região.
No século XIV, devido aos conflitos vividos na Europa, teve seu declínio e caiu no esquecimento. Só no final do século XX a rota jacobina recuperou sua popularidade, que cresce ano após ano.
Grupo “Buen Camino 2016”
Mas o que muitos não sabem é que existem várias rotas que conduzem os peregrinos a Santiago de Compostela, assim como são diversos os motivos que os levam a empreender esta jornada.
Embora múltiplas também sejam as vias para o encontro íntimo, uma coisa parece unir os diferentes caminhos e caminhantes: a experiência profundamente humana da autodescoberta, à medida que os peregrinos avançam em sua caminhada.
Os Caminhos de Santiago
Os caminhos espalham-se por toda a Europa e acabam desembocando em caminhos espanhóis. A maior parte deles liga-se à mais clássica das rotas – o Caminho Francês – que tradicionalmente começa em na pequena e bucólica Saint-Jean-Pied-de-Port,, nos Pirineus Franceses e atravessa aproximadamente 800 km da Espanha, de leste a oeste, até alcançar a cidade de Santiago de Compostela, na Galícia.
As sete províncias espanholas cruzadas pelo Caminho Francês
Passo a passo, são cruzadas quatro comunidades autônomas e sete províncias espanholas, numa sucessão de paisagens naturais, construções milenares, costumes exóticos, sabores apurados e pessoas das mais diferentes crenças e culturas que proporcionam oportunidades raras de troca de conhecimento, diversão, reflexão, contemplação e êxtase.
Em 1987 o Caminho Francês recebeu o título de "Primeiro Itinerário Cultural Europeu" pelo Conselho da Europa e em 1993 foi reconhecido também pela UNESCO como "Patrimônio Cultural da Humanidade". Em 2015 outras 4 rotas do norte foram igualmente premiadas. Desta forma, foram acrescentadas à lista as rotas do Caminho do Norte, do Caminho Primitivo, do Caminho Vasco-Riojano e do Caminho Lebaniego.
6 thoughts on “CAMINHO DE SANTIAGO: O QUE É AFINAL?”
Fantástico! !!! Matéria esclarecedora! !!!
Muito obrigada por nos acompanhar e contribuir com seu feedback!
Estamos nessa matéria!
Grupo Buen Camino, primavera 2016!
Somos muito gratos pela grande oportunidade de aprendizado que o grupo nos proporcionou!
Meu sonho um dia fazer o caminho de Santiago fé 🙏 em deus um dia vou ter condições de realizar…antes deu morrer
Lucimar, sempre digo: este é um sonho que vale a pena ser nutrido e realizado. Espero que – com nossas publicações no blog e nas redes sociais – possamos contribuir para manter em alta sua determinação. Por onde andar, Buen Camino!