Descubra a relação entre o dia 25 de julho e o Ano Santo Jacobeu...
Denomina-se Ano Santo Jubilar Compostelano ou Ano Santo Jacobeu aquele no qual o dia 25 de julho – quando se celebra o martírio de Santiago Apóstolo – acontece em um domingo. Isso ocorre com a regularidade de 6, 5, 6 e 11 anos (exceto quando o último ano do século não é bissexto e pode haver intervalos de 7 ou 12 anos).
Deste modo, a cada século se celebram 14 Anos Santos Jacobeus.
Nestes anos a Igreja Católica concede aos peregrinos que chegam à Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha – por qualquer meio e desde qualquer lugar – as mesmas graças espirituais asseguradas no Jubileu do Ano Santo, tradição da Igreja Católica, que ocorre regularmente a cada 25 anos.
Indulgência Plenária, o perdão dos pecados
A graça espiritual assegurada aos peregrinos que chegam à Catedral de Santiago de Compostela nos Anos Santos Jubilares Compostelanos é a Indulgência Plenária – ou total – o que significa, em um sentido amplo, a remissão de qualquer penitência anteriormente imposta.
Para ganhar o Jubileu Compostelano, ou seja, receber a Indulgência Plenária ou transferi-la para pessoas já falecidas, você vai precisar cumprir os seguintes requisitos:
-
- Visitar o Memorial de Santiago, o Maior, na Catedral de Santiago de Compostela, onde – segundo a tradição católica – estão sob custódia os restos mortais do apóstolo e fazer uma oração;
- Receber o sacramento da Confissão (em qualquer local, ao menos 15 dias antes ou depois da visita);
- Receber o sacramento da Comunhão.
CONHEÇA A HISTÓRIA DE SANTIAGO APÓSTOLO
Porém, não confunda o Jubileu Compostelano com a Compostela, que é o documento emitido pelas autoridades eclesiásticas, que certifica que o peregrino alcançou sua meta e o fez por motivos religiosos e/ou espirituais, e que tem requisitos próprios para a obtenção. Portanto, você pode ganhar o Jubileu Compostelano sem receber a Compostela, assim como é possível receber a Compostela sem ganhar o Jubileu Compostelano, pois este só é concedido em Anos Santos.
Outro antigo privilégio – concedido apenas aos peregrinos que caminham em direção à Santiago de Compostela nos Anos Santos e sejam acometidos de algum tipo de problema de saúde que os impeça de chegar – é ganhar o Jubileu Compostelano na Igreja de Santiago, em Villafranca del Bierzo, cerca de 180 quilômetros antes da meta. Para tanto, os peregrinos também devem cumprir certos rituais.
Ganham também a Indulgência Plenária – de forma automática – os peregrinos que falecem durante a viagem ou na própria cidade de Santiago de Compostela.
A abertura da Porta Santa
O Ano Santo Jacobeu tem início no dia 31 de dezembro do ano anterior, com o ritual de abertura da Porta Santa, quando o Arcebispo de Santiago derruba um muro de pedras, batendo nele três vezes com um martelo cerimonial.
A chamada “Puerta Santa” – situada na parte posterior da Catedral de Santiago de Compostela, na Praça da Quintana – se mantêm aberta durante todo o Ano Santo, até o dia 31 de dezembro, quando é novamente lacrada.
Como e quando teve início o Ano Santo Compostelano?
Tudo começou graças à Bula Papal de Calixto II – grande benfeitor da Igreja Compostelana que encomendou o Codex Calixtinus (o primeiro guia do Caminho de Santiago) e que elevou a cidade de Santiago de Compostela à sede de arcebispado – em 1122, a Catedral de Santiago de Compostela alcançou o privilégio de conferir Indulgência Plenária a todos que visitassem o Sepulcro do Apóstolo Santiago nos anos em que o Dia de Santiago – 25 de julho – coincidisse com o domingo.
A distinção foi confirmada e ampliada por outros papas, até que Alexandre III declarou seu caráter perpétuo – em 1179 – equiparando a importância das peregrinações a Santiago de Compostela às de Roma e de Jerusalém.
As comemorações do Ano Santo
A mando do Papa Francisco, excepcionalmente, em função da pandemia de Covid-19, o Ano Santo Compostelano – inaugurado no dia 31 de dezembro de 2020, na Catedral de Santiago de Compostela – será celebrado por 2 anos seguidos: em 2021 e 2022.
7 RECOMENDAÇÕES PARA VOCÊ FAZER O CAMINHO DE SANTIAGO PÓS-PANDEMIA
Para saber tudo que está previsto para o Ano Santo 2022: Programa Completo das Festas de Santiago 2022
Essa não é a primeira vez que se abre um precedente como este. A crise provocada pela Guerra Civil Espanhola, que assolou o país entre 1936 e 1939, fez com que o Papa Pio XI acatasse a petição do santuário compostelano e prorrogasse o Ano Jacobeu de 1937 até 1938.
Confira quais serão os próximos Anos Santos Jubilares Compostelanos do século XXI:
✓2027
✓2032
✓2038
✓2049
✓2055
✓2060
✓2066
✓2077
✓2083
✓2088
✓2094
Se você gostou, compartilhe com os amigos!
Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.
Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.
Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago
2 thoughts on “ANO SANTO JUBILAR COMPOSTELANO OU ANO SANTO JACOBEU”
Neste domingo vai ter alguma comemoração do ano jacobeu não catedral de Santiago?
Com certeza, Álvaro. As comemorações começaram no dia 20/07. Neste link você pode encontrar a programação completa: https://www.santiagoturismo.com/files/2021/07/ProgramaApostolo21pax.pdf