DESCUBRAO CAMINHO DE SANTIAGO COMO MEIO DE AUTOCONHECIMENTO

ESTUDOS MOSTRAM COMO VIAJAR PODE TORNÁ-LO MAIS INTELIGENTE E SAUDÁVEL

Posted
caminho de santiago

 

No mundo de hoje é difícil fazer uma pausa. E não quero dizer uma pausa de 15 minutos para tomar uma xícara de café. Estou falando de uma ruptura com suas tarefas diárias, responsabilidades do trabalho e pressões cotidianas. Estou falando de férias!

Um estudo recente mostra que mais e mais americanos estão deixando de tirar férias e optando por trabalhar meses a fio para cumprir prazos apertados e provar lealdade da empresa. E enquanto seus gerentes apreciam sua dedicação ao trabalho, sua mente, corpo e alma aguardam ansiosamente por uma, mais do que necessária, pausa.

Porque sua mente, corpo e alma precisam desesperadamente de uma viagem, uma experiência excitante, pois isso pode melhorar sua saúde geral e aumentar sua criatividade.

Isso mesmo, viajar pode afetar positivamente sua capacidade de ser inovador, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o estresse, o que melhora a saúde do cérebro, a saúde do coração e a saúde física.

 

Viajar impulsiona a criatividade

imagem de um mural de porcelana da sargadelos nas cores azul, cinza e marrom escritas as palavras diseño, cultura e história
Sargadelos, a Bauhaus da porcelana galega | Foto: Sargadelos

Para a maioria das pessoas, a criatividade vem através de novas e excitantes experiências. Mas quando a coisa mais excitante sobre o seu dia é o trajeto de ida e volta do trabalho, ou as fofocas do escritório na hora do cafezinho, você está limitando a capacidade da sua mente de se expandir e se inspirar.

O professor e autor Adam Galinksy diz que “experiências internacionais aumentam a flexibilidade cognitiva, a profundidade e a assimilação do pensamento e a capacidade de estabelecer conexões profundas entre coisas distintas”. Isso significa que novos sons, imagens e aromas despertam as sinapses da criatividade no cérebro .

Viajar pode, portanto, fazer com que suas sinapses cerebrais disparem.

Pessoas criativas, como os escritores Ernest Hemingway e Mark Twain, usaram suas experiências de viagem internacional para moldar seu trabalho. Os romances de Hemingway foram fortemente inspirados pelo tempo que ele passou na França e na Espanha, e a navegação de Twain pelo Mediterrâneo foi documentada em seu diário de viagem “Os Inocentes no Estrangeiro”. A exposição a novas e diferentes culturas permitiu que eles escrevessem alguns de seus melhores trabalhos.

Férias em outro país, ou mesmo em outro estado, ajudam você a abrir sua mente. Você pode experimentar comidas exóticas, visitar monumentos, fazer amizade com os habitantes locais ou caminhar pelas montanhas. Apenas o fato de mergulhar em um ambiente diferente por vários dias pode elevar suas habilidades criativas a outros patamares. E você não será apenas mais criativo, mas também mais saudável e feliz.

 

Viajar melhora sua saúde

Caminho de Santiago
"Viajar é mudar a roupa da alma." Mário Quintana

Sua saúde mental também se beneficia com suas viagens. Uma pesquisa conduzida pela US Travel Association descobriu que viajar, especialmente para aposentados, previne a demência e a doença de Alzheimer.

O estudo também descobriu que 86% das pessoas que viajam estão mais satisfeitas com suas perspectivas de vida, em comparação com os 75% que não viajam.

Viajar não só aumenta o seu poder cerebral, como também fortalece o seu coração. O Framingham Heart Study descobriu que aqueles que não tiravam férias há vários anos são mais propensos a sofrer ataques cardíacos do que aqueles que viajavam anualmente.

Isso porque aqueles que se afastam do trabalho e de suas casas são menos estressados e menos ansiosos, o que diminui a pressão arterial. Na verdade, os viajantes também relataram que a sensação de relaxamento e despreocupação dura semanas após a volta de suas férias.

Viajar deixa você mais ativo e fisicamente preparado. Nas férias você explora, passeia, caminha ou até mesmo descansa na praia. Você respira ar fresco e desfruta de belas paisagens. E mesmo que você fique sentado em um ônibus de turismo por algumas manhãs, você ainda estará fazendo mais do que se estivesse preso no escritório ou assistindo TV em casa.

Não é apenas o período específico das férias que faz bem a você. O planejamento, a viagem em si e a experiência de retorno ao lar também melhoram a sua saúde.

Um estudo da Cornell de 2014 descobriu que as pessoas ficam mais felizes por saber que vão sair de férias do que quando vão comprar alguma coisa. Outro estudo feito em 2002 por professores da Universidade de Surrey já havia identificado que as pessoas ficam mais felizes quando sabem que têm uma viagem se aproximando. Portanto, o simples ato de sonhar com as suas férias pode melhorar significativamente o seu bem estar geral.

Pense em como você fica animado quando planeja suas férias, em como é divertido programar o roteiro, escolher que roupas levar e contar aos amigos e familiares sobre seu próximo destino. Todas essas coisas impactam positivamente seu bem-estar.

 

pessoa circulando com lápis vermelho uma data em um calendário
Então, que tal começar o planejamento das suas próximas férias?

Fonte: Lifehack
Tradução: Bia Leis

 

MAIS SOBRE: O CAMINHO DE SANTIAGO COMO MEIO DE AUTOCONHECIMENTO

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *