PLANEJEQUANDO FAZERROTINA DO PEREGRINO

CAMINHO DE SANTIAGO NO VERÃO: COMO SE PREVENIR DOS PERIGOS CAUSADOS PELAS ONDAS DE CALOR

Posted
peregrino com mochila azul caminhando em trilha de terra no Caminho de Santiago
Como qualquer outra estação do ano o verão tem suas vantagens, como dias mais longos, mochila leve, festas e mais festas nos povoados, mas também suas desvantagens e uma delas é o calor excessivo.

As ondas de calor que acontecem durante o verão no hemisfério norte sempre colocam os países da Europa e da Ásia em alerta. O fenômeno – que já fez vítimas fatais e preocupa autoridades – têm se tornado cada vez mais recorrente e intenso por causa do aquecimento global.

Durante uma onda de calor ocorrem vários dias com sol forte e pouca chuva, o que eleva a temperatura bem acima da média, causando moleza, suor excessivo e uma sensação maior de cansaço.

Portanto, se você está planejando fazer o Caminho de Santigo durante o verão procure iniciar a sua caminhada o mais cedo possível – para ficar menos tempo exposto ao sol mais forte – e fique atento a estas dicas de como se proteger dos perigos e desconfortos causados pelas ondas de calor.

 

bica de água em fonte do caminho de santiago

Desidratação

Em dias muito quentes, a transpiração aumenta e consequentemente, precisamos ingerir mais água.

A deficiência de água no corpo pode causar dor de cabeça, desorientação, pele ressecada, redução na produção de urina e até infecções. Mas não espere ter sede ou qualquer outro sintoma para beber água, pois estas sensações só aparecem quando o corpo já começou a desidratar-se.

Para uma hidratação correta é recomendável que a água esteja fresca e seja potável. Vale lembrar que refrigerantes, cervejas e outras bebidas alcoólicas não servem para hidratar o corpo.

Bebidas isotônicas são bem-vindas, mas tenha sempre água e beba bastante!

 

mulher com blusa vermelha, chapeu cor de rosa e óculos de sol no caminho de santiago

Exposição ao sol

O sol é o maior inimigo da pele nos dias quentes. A incidência dos raios UV causa o envelhecimento precoce da pele, e além de cumulativa é considerada o maior fator de risco para o câncer de pele. O excesso de sol pode, ainda, causar insolação e queimaduras severas.

Proteja-se com óculos e chapéu, roupas de cores claras e nunca esqueça de usar protetor solar!

 

mulher colocando repelente spray nas pernas

Percevejos ou chinches

Os “chinches” – como dizem os espanhóis – são uma das pragas mais comuns nos albergues durante esta temporada devido às altas temperaturas e ao aumento do tráfego de pessoas. E se engana quem pensa que estes pequenos insetos só proliferam em locais com más condições higiene.

Picadas de percevejos podem causar reações alérgicas, além de incontáveis ​​desconfortos.

Para evita-los nunca entre nos quartos com o calçado usado durante a caminhada nem coloque sua mochila sobre a cama e antes de deitar verifique seus lençóis, travesseiros e colchões.

Use e “abuse” dos repelentes. Loções com óleos essenciais de citronela para a pele costumam funcionar bem!

 

moça aparentando desânimo

Pressão baixa

O calor intenso provoca a dilatação dos vasos sanguíneos e, consequentemente, existe uma tendência para que a pressão arterial caia.

Algumas pessoas podem ter uma queda da pressão mais rápida, identificada pela sensação de moleza, às vezes, pelo escurecimento da visão e indisposição prolongada, podendo levar até ao desmaio.

Busque usar roupas claras e frescas e, sempre que possível, caminhar pela sombra!

 

pernas e pés para o alto com céu azul ao fundo

Inchaço nas pernas e pés

Como dito anteriormente, durante os dias mais quentes, os vasos sanguíneos tendem a dilatar-se, fazendo com que uma maior quantidade de sangue dirija-se para os membros inferiores. Quando a quantidade de sangue que desce às pernas é maior do que a quantidade que retorna, as pernas e os pés incham e surge a sensação constante de pernas doloridas e cansadas.

Faça paradas regulares de descanso de no mínimo de 10 minutos, a cada uma ou duas horas de caminhada. Sempre que tiver a oportunidade, banhe os pés e pernas em água fria e deixe-os no alto até secar.

 

termômetro marcando 30 graus

Previna-se contra os riscos e inconvenientes próprios do verão e tenha um Buen Camino!

 

concha  Conheça outros problemas frequentes relacionados à SAÚDE DO PEREGRINO e como preveni-los!

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *