A pequena cidade medieval de Saint-Jean-Pied-de-Port – localizada no coração do País Basco Francês, aos pés dos Pirineus (cadeia montanhosa que faz a fronteira natural entre a França e a Espanha) – foi fundada no século XII e a partir de 1234 – nomeada capital do Ultrapuertos, uma das seis comarcas do Reino de Navarra – para proteger a capital Pamplona e exercer a função de alfandega.
No final do século XVI, tornou-se parte da França e hoje é uma charmosa comuna do departamento dos Pireneus Atlânticos, na região da Nova-Aquitânia.
La citadelle – localizada no topo da colina de Mendiguren – atualmente abriga um colégio
Ainda que disponha de toda classe de serviços, graças à sua cidadela – fortificação no ponto alto da cidade – construída para sua proteção; às casas dos séculos XVI e XVII, onde ainda se vê gravado sobre as portas o nome do primeiro proprietário e sua profissão; às ruas comerciais com calçamento de pedra; ao conjunto formado pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção e pela velha ponte sobre o Rio Nive; e ao trânsito de milhares de peregrinos que vêm de todas as partes do mundo para iniciar aqui sua peregrinação a Santiago de Compostela, a cidade ainda exala uma aura medieval.
Saint-Jean-Pied-de-Port é considerada uma das “passagens obrigatórias” do Caminho de Santiago e ponto de partida para cerca de 10% dos peregrinos. Suas tradições e belezas se revelam em cada pequeno detalhe e inundam o coração peregrino de um misto de alegria, ansiedade e gratidão.
O início da minha jornada
Antes de iniciar o Caminho não deixe de carimbar sua Credencial do Peregrino na Accueil des Pèlerins (Oficina dos Peregrinos) e pedir informações atualizadas sobre as condições climáticas para a travessia dos Pirineus. Se a recomendação dada for para não seguir pela Rota de Napoleão, ou seja, através das montanhas, mas pelo vale – a chamada Rota de Valcarlos – pela sua segurança, não hesite!
CREDENCIAL DO PEREGRINO
Saiba tudo: o que é, como é, para que serve, a quem se destina e como adquiri-la
A Accueil des Pèlerins: carimbo, informações relevantes e atualizadas
¡Buen Camino!
Se tiver oportunidade, sugiro que você reserve algumas horas para conhecer algumas das principais atrações da cidade:
Mapa da área central da cidade e seu patrimônio cultural
1. Maison Mansard
2. Porte de Navarre ou Porte du Marché
3. Porte Notre-Dame ou Arco de San Juan
4. Eglise Notre-Dame-du-Bout-du-Pont ou Notre-Dame-de-l'Assomption
5. Maison Larrabure
6. Porte de France
7. Maison Arcanzola
8. Prison dit des Évêques
9. Porte Saint-Jaques
10. Chemin de ronde
11. Citadelle
12. Point de vue de la demi-lune royale
13. Pont e allées d’Eyheraberry ou Puente de España
14. Porte d’Espagne
15. Maison des Etats de Navarre
- Place du Marche: praça onde são realizadas as feiras com produtos regionais.
- Bureau de l'office de tourisme de St Jean Pied de Port: oferece visitas guiadas (sob consulta).
Se você gostou, compartilhe com os amigos!
Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.
Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.
Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago