DESCUBRAO CAMINHO DE SANTIAGO COMO MEIO DE AUTOCONHECIMENTO

MÉDICOS DIZEM COMO CAMINHADAS PODEM MUDAR O NOSSO CÉREBRO

Posted
natureza

"A paz da natureza fluirá em você como a luz solar flui nas árvores. Os ventos soprarão seu próprio frescor sobre você, e as tempestades sua energia, enquanto preocupações cairão como folhas de outono", escreveu John Muir em nossos Parques Nacionais. Claramente, John Muir compreendeu o valor intrínseco de passar o tempo junto à natureza.

Assim como Muir, muitos de nós reconhecemos que caminhadas em áreas naturais são boas para o corpo, para a mente e para a alma. Andar através da mata, observar pássaros coloridos e folhagens, respirar o aroma dos pinheiros, e ouvir o som calmante de um riacho, limpa a nossa mente e nos faz sentir bem. Sorte nossa, pois os médicos concordam. Estudos mostram que passar o tempo caminhando na natureza trás muitos benefícios para a saúde mental.

 

casal caminhando em meio à natureza

CAMINHADAS NA NATUREZA REDUZEM A RUMINAÇÃO

Aqueles que ruminam ou se concentram demais em pensamentos negativos sobre si mesmos podem apresentar ansiedade, depressão e outros problemas, como a compulsão alimentar ou transtorno de estresse pós-traumático. Em um estudo recente , os pesquisadores investigaram se passar um tempo na natureza afetaria a ruminação, e eles descobriram que caminhadas na natureza diminuem esses pensamentos obsessivos, negativos.

Neste estudo, os pesquisadores compararam a ruminação relatada por participantes que caminham em ambiente urbano com os que o fazem em ambiente natural. Eles descobriram que aqueles que caminharam por 90 minutos em um ambiente natural, em uma pastagem perto da Universidade de Stanford, relataram níveis mais baixos de ruminação e também observaram a redução da atividade neural no córtex pré-frontal subgenual, que está associado às doenças mentais. Aqueles que andaram em um ambiente urbano não tiveram esses benefícios.

Esses pesquisadores mostram que o nosso mundo está cada vez mais urbano e que a urbanização está ligada à depressão e outras formas de doença mental. Visivelmente, a simples mudança de um ambiente urbano para um tempo ao ar livre - onde há menos estresse mental, menos ruído e menos distrações - pode ser benéfico para a nossa saúde mental.

 

pés calçando botas de caminhada

CAMINHADAS DESCONECTADAS DA TECNOLOGIA ESTIMULA A RESOLUÇÃO CRIATIVA DE PROBLEMAS

De acordo com um estudo realizado por Ruth Ann Atchley e David L. Strayer, a resolução criativa de problemas pode ser melhorada através da desconexão com a tecnologia e a reconexão com a natureza. Neste estudo, os participantes caminharam com mochilas na natureza por aproximadamente quatro dias e foram proibidos de usar tecnologia. Eles foram convidados a executar tarefas que exigiam criatividade e resolução de problemas complexos. Eles descobriram que, aqueles que estavam imersos nas caminhadas, tinha aumentado o desempenho em tarefas de resolução de problemas em 50 por cento.

Os investigadores indicam que a tecnologia e o barulho das áreas urbanas exigem constantemente a nossa atenção e nos dificultam o foco, o que atrapalha nossas funções cognitivas. Assim, quando estamos nos sentindo sobrecarregados pelo estresse da vida urbana e conectados 24 horas por dia, 7 dias por semana, caminhadas pela natureza podem ser um remédio poderoso. Elas reduzem a nossa fadiga mental, acalmam nossas mentes e nos ajudam a pensar criativamente.

 

criança bem agasalhada caminhando sobre folhas secas

CAMINHAR AO AR LIVRE PODE MELHORAR TDAH EM CRIANÇAS

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio comum entre as crianças. Aqueles com TDAH geralmente têm dificuldade em se concentrar, são facilmente distraídos, apresentam hiperatividade e têm dificuldade em controlar os impulsos.

Educar crianças com TDAH pode ser frustrante para os pais. No entanto, uma grande notícia emergiu do mundo médico e científico. Em um estudo conduzido por Frances E. Kuo (PhD) e Andrea Faber Taylor (PhD) os pesquisadores descobriram que a exposição de crianças com TDAH a "atividades ao ar livre" reduziu seus sintomas de TDAH. Assim, de acordo com este estudo, os benefícios da exposição à natureza podem estender-se a qualquer um com desatenção e impulsividade.

Os médicos concluíram que mudanças simples, que envolvem atividades ao ar livre, podem melhorar a atenção. Por exemplo, aumentar a exposição a um assento na janela, com vista à natureza; fazer uma caminhada à tarde, ao ar livre; ou simplesmente jogar bola no parque, pode aliviar os sintomas indesejados do TDAH.

 

pés caminhando sobre folhas secas

CAMINHADAS NA NATUREZA SÃO UM ÓTIMO EXERCÍCIO, QUE AUMENTA O PODER INTELECTUAL

Todos nós já ouvimos a expressão “corpo são, mente sã”. Caminhadas ao ar livre são uma excelente forma de exercício e podem queimar de 400 a 700 calorias por hora, dependendo da dificuldade da caminhada. Um benefício adicional é que as caminhadas não sobrecarregam nossas articulações como outras formas de exercício, como correr por exemplo. Além disso, está provado que aqueles que se exercitam ao ar livre são mais propensos a manter seus programas de exercícios, o que torna a caminhada uma excelente opção para aqueles que desejam integrar o exercício em suas vidas diárias.

A mente e o corpo são naturalmente ligados. O exercício ajuda a manter as nossas células cerebrais nutridas e saudáveis. Na verdade, de acordo com pesquisadores da University of British Columbia , o exercício aeróbico pode melhorar a memória e a capacidade cognitiva. No estudo, eles descobriram que o exercício aeróbico aumentou o volume do hipocampo em mulheres mais velhas. O hipocampo é uma parte do cérebro associada à memória espacial e episódica.

Exercícios não só melhoram a capacidade cognitiva, como possivelmente previnem o declínio cognitivo. Como mostrado pelo estudo, eles também podem reduzir o estresse e ansiedade, aumentar a auto-estima e liberar endorfinas (hormônios do bem estar). É surpreendente que uma atividade física tão simples e de baixo custo, como as caminhadas, possam fornecer tantos benefícios para a saúde mental.

 

jaleco branco e estetoscópio

CAMINHADAS AGORA SÃO PRESCRITAS PELOS MÉDICOS

O seu médico já lhe disse para "tomar uma caminhada?" Esta não é uma frase que normalmente se quer ouvir, especialmente de nossos médicos, mas eles realmente têm em mente o nosso bem-estar. Médicos progressistas já estão conscientes de que as pessoas que passam muito tempo na natureza desfrutam de menos stress e melhor saúde física.

De acordo com a WebMD (site americano sobre saúde), mais e mais médicos estão receitando "prescrições naturais" ou recomendando "ecoterapia" (uma ampla gama de programas de tratamento que visam melhorar o bem-estar físico e mental através de atividades ao ar livre, na natureza) para diminuir a ansiedade, melhorar os níveis de estresse e reduzir a depressão. Além disso, as “prescrições naturais” estão se tornando mais aceitas pelos serviços de saúde tradicionais devido às pesquisas que mostram os benefícios dos exercícios e de passar o tempo junto à natureza.

O estado da Califórnia é, tradicionalmente, um dos estados mais progressistas na área de saúde alternativa. Como exemplo, o “Institute at the Golden Gate” tem liderado a promoção da “ecoterapia” através da iniciativa "Parques Saudáveis Pessoas Saudáveis (HPHP)". Neste programa, as organizações comunitárias trabalham com profissionais de saúde para melhorar a saúde de seus parques, e para promover o uso dos parques como um passaporte para a saúde às pessoas que os utilizam.

 

pés calçando tênis cor de rosa

COMO COMEÇAR AS CAMINHADAS?

Felizmente, a caminhada é um dos esportes mais fáceis e menos caros de se praticar, e também divertido e benéfico para toda a família. Se você está apenas começando, não planeje uma escalada pelas montanhas do Colorado ou para caminhada pela Trilha dos Apalaches. Você pode começar com pouco. Procure por trilhas locais, para caminhadas curtas e percorra à sua maneira distâncias seguras e confortáveis. Você pode encontrar mapas de trilhas on-line e há aplicativos de smartphones para ajudar você a encontrar as melhores trilhas para o seu nível e interesse.

Certifique-se de usar sapatos de caminhada, resistentes e apropriadas para o terreno. Considere o uso de bastões de caminhada, que reduzem o stress sobre os joelhos, aumentam sua velocidade e melhoram sua estabilidade. Use roupa em camadas, de acordo com o tempo; tecidos respiráveis, absorventes de umidade, como seda, polipropileno, lã e fleece para reduzir o suor e ficar quente (se for o caso!). Use protetor solar, óculos de sol e um chapéu para protegê-lo do sol. Mantenha-se hidratado e divirta-se!

Fonte: Lifehack
Tradução: Bia Leis

 

MAIS SOBRE: O CAMINHO DE SANTIAGO COMO MEIO DE AUTOCONHECIMENTO

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

 Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

 Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

 Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

2 thoughts on “MÉDICOS DIZEM COMO CAMINHADAS PODEM MUDAR O NOSSO CÉREBRO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *