AGENDA DE EVENTOSDESFRUTE

EMPANADA GALEGA: UM CLÁSSICO DA GASTRONOMIA ESPANHOLA

Posted
prato com pedaços de empanada

 

Conhecida como uma refeição ideal para viajantes – pode ser saboreada quente ou fria – a empanada é um dos pratos mais típicos e representativos da gastronomia espanhola, em especial da Galícia, onde desde os tempos antigos era servida em mosteiros e pousadas aos peregrinos que passavam por essas terras em direção a Compostela.

Sua importância é tão grande para a cultura e história local que foi esculpida, há mais de oito séculos, por Mestre Mateo em sua obra prima: o Pórtico da Glória, na Catedral de Santiago de Compostela! Em seu arco direito, onde está retratado do Juízo Final – junto à representação dos sete pecados capitais e dos condenados no inferno – está ela, a empanada galega, como objeto de desejo e instrumento de tortura.

concha

O PÓRTICO DA GLÓRIA

Não muito longe dali – no Palácio Episcopal de Gelmírez – o mestre do românico espanhol esculpiu outra empanada servida em um banquete.

escultu em pedra de um banquete medieval com quatro pessoas

Há quem garanta que a origem da iguaria é mais antiga ainda. Dizem que os suábios foram os precursores da receita, no século IV, embora tenham sido os godos que desenvolveram as primeiras regras de como cozinhá-la, quando ocupavam o território da atual Galícia, no século VII.

A receita tradicional é preparada na forma de uma grande torta, cujo recheio mais típico é o atum, que pode ser substituído por diferentes produtos do interior ou da costa galega, como carnes, outros peixes, mariscos, polvo, linguiça ou vegetais, e sempre enriquecido com cebolas, pimentões e tomates.

empanadas nas bancas de uma feira

Sua unanimidade na região fez com que ganhasse vários festivais gastronômicos em sua homenagem, entre os quais podemos destacar a “Fiesta de la Empanada Gallega” em Bandeira, arredores da cidade de Silleda, Pontevedra –  cerca de 40 km de Santiago de Compostela, em plena Via de La Plata – que ocorre todos os anos, desde 1974, no 3º sábado do mês de agosto e declarada de Interesse Turístico da Galícia.

Durante a festa são realizados vários atos populares e apresentações de grupos de dança regional e de música tradicional, culminando com um concorrido concurso de empanadas.

mulheres vendendo empanadas em uma feira

Restaurantes e donas de casa competem em duas categorias com receitas próprias, que são avaliadas por um júri especializado. Ao final do concurso as empanadas vencedoras são oferecidas ao público em um leilão cujos lances podem alcançar a altas cifras, que geralmente são destinadas à caridade.

Obs.: Em virtude da Pandemia muitas cidades suspenderam seus festivais gastronômicos do verão 2021 – entre elas, Silleda – na esperança de poder comemorá-las em outubro.

Para entrar no clima da festa, que tal preparar uma deliciosa empanada galega em sua própria casa?

 

empanada retangular em sobre mesa arrumada

RECEITA TRADICIONAL DE EMPANADA GALEGA DE ATUM

Ingredientes para o recheio:

– 400 g de atum ou bonito em azeite

– 2 cebolas

– 1 dente de alho

– 6 tomates pera

– 1/2 pimentão vermelho

– 2 ovos cozidos

– 6 colheres de sopa de azeite extra virgem

– sal

– uma pitada de açúcar

 

Ingredientes para a massa:

– 530 g de farinha de trigo

– 165 ml de água morna

– 6 g de fermento biológico fresco

– 20 g de sal

– óleo do recheio

– 1 ovo batido com sal para pincelar a massa

 

Modo de preparo do recheio

– aqueça o azeite numa frigideira e refogue a cebola;

– acrescente os pimentões cortados em pedaços, depois o alho picado. Por último os tomates sem pele e sem sementes, o sal e uma pitada de açúcar;

– apague o fogo e acrescente o atum e 2 ovos cozidos e picados;

– escorra e reserve o azeite do recheio para preparar a massa;

– o recheio deve estar frio na hora de montar a empanada.

 

Modo de preparo da massa

– reserve 2 colheres de sopa da farinha de trigo para polvilhar a massa;

– dissolva o fermento na água morna;

– junte o sal, a água com o fermento e o azeite que foi reservado anteriormente com a farinha;

– misture tudo – se possível na batedeira com um gancho, em velocidade média-baixa durante aproximadamente 10 minutos – até ficar uma massa homogênea e não pegajosa. Se necessário, acrescente um pouquinho de água;

– molde uma bola com a massa e deixe-a descansar em um recipiente enfarinhado e tampado durante 1 hora, em local quente;

– corte a massa em duas partes e abra uma delas sobre uma superfície enfarinhada, até ficar com aproximadamente 1/2 centímetro de espessura, no tamanho da assadeira a ser usada;

– coloque a massa sobre a assadeira untada e espalhe uniformemente o recheio sobre a superfície, deixando as bordas livres;

– abra a outra metade da massa e cubra a empanada;

– junte as duas partes da massa pelas bordas, dobrando-as para cima e fazendo pressão com os dedos para fechar;

– decore a torta com a massa que sobrou, deixando uma abertura para que a massa respire;

– pincele toda a empanada com o ovo batido com sal;

– faça furos com um garfo em toda a superfície;

– leve ao forno pré-aquecido por 25 minutos a 200°C;

– se a empanada já estiver dourada antes dos 25 minutos, cubra-a com papel alumínio.

 

¡Buen provecho!

E se você já provou, conta pra gente o que achou.

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *