No mês setembro, Logroño vive dias de alegria durante a Festa da Vindima, também conhecida como “Fiesta de San Mateo”.
Logroño é rica em história e tradições que são conservadas desde a Idade Média. Esta festa, por exemplo, teve origem no século XII, quando a cidade – ao elevar-se à categoria de vila – conquistou o direito de celebrar uma feira anual. A feira marcada para a terceira semana de setembro, coincidiu com o dia 21, dedicado a São Mateo, santo que foi cobrador de impostos e se tornou patrono dos comerciantes.
A passagem do Caminho de Santiago por Logroño foi de vital para que o local se tornasse uma paragem importante. Paralelamente o evento foi adquirindo cada vez mais relevância, carácter festivo e popularidade. Isso começou a atrair comerciantes de toda a Espanha, convertendo a vila em um importante centro comercial. Aos poucos o vinho – fruto da terra riojana – foi sendo introduzido nos mercados medievais da vila de Logroño.
Por fim, a Festa de San Mateo tornou-se a ocasião perfeita para o povo de La Rioja agradecer a colheita e desde 1956 passou a chamar-se oficialmente “Fiesta de la Vendimia”.
Declarada de Interesse Turístico Nacional, a festa tem início no sábado – antes de 21 de setembro – com o disparo de um rojão na sacada da Câmara Municipal e se estende por uma semana.
Pares de crianças vestidas com trajes típicos trazem cachos de uvas de todas as regiões de La Rioja, que são depositados em um tanque de madeira – o tinaco – onde dois homens tradicionalmente vestidos, descalços e de braços dados, pisam as uvas em frente à multidão. O primeiro suco de uvas frescas – o mosto – extraído é recolhido e posteriormente oferecido à Virgen de Valvanera, padroeira de La Rioja.
Feira e corridas de touros, desfiles de carros alegóricos, torneios esportivos, exposições, espetáculos de música, dança e teatro, além de muita comida típica enchem de cor e diversão à festa que atrai muitos turistas e moradores da redondeza à cidade.
A vindima - colheita das uvas para a posterior produção do vinho - é um momento decisivo no qual uma série de decisões tomadas determinarão as características do vinho que se vai produzir e a qualidade que ele poderá alcançar.
O período é tão importante para regiões vitivinícolas, que estas ocasiões se convertem no acontecimento mais importante do ano, dando origem ao longo da história a festas tão arraigadas como as Festas de San Mateo de Logroño, capital de uma das 17 Comunidades Autônomas da Espanha.
La Rioja dá nome à região vinícola mais famosa do país, e também à Denominación de Origen que protege os vinhos produzidos nela.
Conhecer Logroño é conhecer um pouco da história do vinho, dos vinhedos, das adegas da região e da "Senda de Elefantes", como são conhecidas as ruas Laurel e San Juan, zona gastronômica de animada vida diurna e noturna.
GUÍA DE PINCHOS: BARES Y RESTAURANTES "LA LAUREL, EL CORAZÓN DE LA RIOJA"
Mas a cidade é muito mais que o vinho. O Caminho de Santiago rendeu-lhe um encantador conjunto monumental estreitamente vinculado à tradicional passagem dos peregrinos, como a Catedral de Santa María de la Redonda, a Igreja de São Bartolomeu, a Muralha e a Ponte de Pedra.
Se você gostou, compartilhe com os amigos!
Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.
Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.
Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago.