AGENDA DE EVENTOSDESFRUTEIMPERDÍVEL

SAN MATEO: FESTA DA VINDIMA

Posted
pés pisoteando uva em um tanque de madeira

No mês setembro, Logroño vive dias de alegria durante a Festa da Vindima, também conhecida como “Fiesta de San Mateo”.

Logroño é rica em história e tradições que são conservadas desde a Idade Média. Esta festa, por exemplo, teve origem no século XII, quando a cidade – ao elevar-se à categoria de vila – conquistou o direito de celebrar uma feira anual. A feira marcada para a terceira semana de setembro, coincidiu com o dia 21, dedicado a São Mateo, santo que foi cobrador de impostos e se tornou patrono dos comerciantes.

A passagem do Caminho de Santiago por Logroño foi de vital para que o local se tornasse uma paragem importante. Paralelamente o evento foi adquirindo cada vez mais relevância, carácter festivo e popularidade. Isso começou a atrair comerciantes de toda a Espanha, convertendo a vila em um importante centro comercial. Aos poucos o vinho – fruto da terra riojana – foi sendo introduzido nos mercados medievais da vila de Logroño.

multidão em festa ergue letras formando a palavra logroño

Por fim, a Festa de San Mateo tornou-se a ocasião perfeita para o povo de La Rioja agradecer a colheita e desde 1956 passou a chamar-se oficialmente “Fiesta de la Vendimia”.

Declarada de Interesse Turístico Nacional, a festa tem início no sábado – antes de 21 de setembro – com o disparo de um rojão na sacada da Câmara Municipal e se estende por uma semana.

Pares de crianças vestidas com trajes típicos trazem cachos de uvas de todas as regiões de La Rioja, que são depositados em um tanque de madeira – o tinaco – onde dois homens tradicionalmente vestidos, descalços e de braços dados, pisam as uvas em frente à multidão. O primeiro suco de uvas frescas – o mosto – extraído é recolhido e posteriormente oferecido à Virgen de Valvanera, padroeira de La Rioja.

imagem de uma santa com uma criança no colo

Feira e corridas de touros, desfiles de carros alegóricos, torneios esportivos, exposições, espetáculos de música, dança e teatro, além de muita comida típica enchem de cor e diversão à festa que atrai muitos turistas e moradores da redondeza à cidade.

A vindima - colheita das uvas para a posterior produção do vinho - é um momento decisivo no qual uma série de decisões tomadas determinarão as características do vinho que se vai produzir e a qualidade que ele poderá alcançar.

O período é tão importante para regiões vitivinícolas, que estas ocasiões se convertem no acontecimento mais importante do ano, dando origem ao longo da história a festas tão arraigadas como as Festas de San Mateo de Logroño, capital de uma das 17 Comunidades Autônomas da Espanha.

vinhedo com igreja ao fundo

La Rioja dá nome à região vinícola mais famosa do país, e também à Denominación de Origen que protege os vinhos produzidos nela.

Conhecer Logroño é conhecer um pouco da história do vinho, dos vinhedos, das adegas da região e da "Senda de Elefantes", como são conhecidas as ruas Laurel e San Juan, zona gastronômica de animada vida diurna e noturna.

GUÍA DE PINCHOS: BARES Y RESTAURANTES "LA LAUREL, EL CORAZÓN DE LA RIOJA"

Mas a cidade é muito mais que o vinho. O Caminho de Santiago rendeu-lhe um encantador conjunto monumental estreitamente vinculado à tradicional passagem dos peregrinos, como a Catedral de Santa María de la Redonda, a Igreja de São Bartolomeu, a Muralha e a Ponte de Pedra.

ponte de pedra

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *