AGENDA DE EVENTOSDESFRUTEIMPERDÍVELSANTIAGO DE COMPOSTELA

MAGOSTO: FESTA DAS CASTANHAS, MIX DE CULTURAS

Posted
castanhas portuguesas

O cheiro das castanhas e do vinho fresco já se espalha no ar. O mês de novembro começa e com ele vem o Magosto, uma das festas mais tradicionais e populares de Portugal, de algumas regiões da Espanha e da França, relacionada à colheita das castanhas e ao culto aos mortos.

Embora não tem uma data fixa, ocorre entre o 1º dia de novembro (dia de Todos os Santos) e o 11º deste mesmo mês (dia de São Martinho/San Martín) nos locais onde castanheiras e castanhas são abundantes.

homem preparando castanhas

 

concha GUIA DE ÁRVORES DO CAMINHO FRANCÊS

 

A festa tem raízes ancestrais, supostamente celtas. Na noite de 31 de outubro os celtas celebraram o Samhain – termo que significa "fim do verão" – uma celebração que durava três dias, tinha entre suas maiores marcas as fogueiras e celebrava a abundância de comida após a época de colheita. Segundo esta teoria, o festejo foi incorporado ​​pelo cristianismo, que passou a celebrar no dia 1º de novembro a memória de todos os antepassados ​​considerados santos, e no dia 2 de novembro a memória dos antepassados ​​ ainda em processo de purificação.

Desta forma, a tradição pagã do Samhaim acabou se misturando à celebração cristã dos antepassados santos ou não.

 

Diz a tradição galega que as castanhas simbolizam a alma do defunto e que, a cada fruta exposta na festa do Magosto, uma alma é libertada do purgatório e participa na festa.

O Samhain passou a chamar-se magostu em Portugal, magosto na Galícia, mauraca nas Alpujarras, castañada na Catalunha, gaztainerre no País Basco, amagüestu nas Astúrias, chaquetía na Extremadura e finaos nas Canárias. Há celebrações muito semelhantes, mas com outros nomes, em quase todas as zonas da Península Ibérica e na Occitânia (França), onde abundam as castanhas.

Os irlandeses e escoceses que emigraram para os Estados Unidos no século XIX, por exemplo, levaram consigo a tradição celta, que passaram a chamar de Halloween, uma contração da expressão inglesa "All Hallow's Eve", que significa literalmente, “Véspera de Todos os Santos”!

Os principais elementos da festa são as castanhas e o fogo. Para o escritor e historiador galego Manuel Murguía, o Magosto é um banquete funerário em que a castanha assada simboliza a morte enquanto que o vinho, a nova vida.

A fogueira chamada de magosto – é preparada para assar as castanhas (que são previamente cortadas numa das extremidades para que não saltem ou explodam) e outras iguarias típicas da região. Em torno dela os vizinhos se reúnem para compartilhar o alimento, beber vinho novo e o bagaço das uvas, destilado após a vindima. É habitual deixar as lareiras das casas acesas e comida em sua volta para que os espíritos dos familiares falecidos voltem às suas casas nesta noite.

 

concha SAN MATEO: A FESTA DA VINDIMA

 

A queimada – bebida alcoólica de herança celta, típica da rica gastronomia galega – também é parte da festa. Ela é tida como uma poção mágica que afasta os maus espíritos e possui poderes curativos quando bebida após a pronúncia do "conxuro".

CONFIRA AQUI A RECEITA DA QUEIMADA

duas crianças com os rostos pintados com cinzas

Diversos jogos tradicionais são jogados e canções folclóricas cantadas. Muitas pessoas pintam o rosto e o corpo com as cinzas da fogueira e numerosos rituais tradicionais de cura, purificação e culto aos antepassados são celebrados durante o festival.

mulher pegando castanhas assadas em uma fogueira

Muitas são as cidades cortadas pelos Caminho de Santiago. nas quais você pode desfrutar desta festa milenar, seja em sua versão rural ou urbana. Em Santiago de Compostela a festividade ocorre na Plaza Aurelio Aguirre, no bairro de Conxo, com direito a visita ao mercado de artesanato e a uma exposição de abóboras aterrorizantes. Estando por lá nestes dias, não as perca!

 

 

concha AGENDA DE EVENTOS DO CAMINHO DE SANTIAGO

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *