Já existem evidências científicas demonstradas pelo primeiro estudo psicológico sobre os efeitos da peregrinação a Santiago de Compostela na saúde mental e bem-estar daqueles que se dispõem a viver esta experiência.
Os principais resultados, do estudo do “Proyecto Ultreya” – dirigido pelo Dr. Albert Feliu Soler, do Departamento de Psicologia da Saúde da Universidade Autônoma de Barcelona – indicam que a peregrinação pelo Caminho de Santiago mostrou-se associada a benefícios de curto e médio prazo em uma ampla gama de medidas de saúde mental e bem-estar psicológico.
Os benefícios associados à realização do Caminho foram superiores aos observados após “férias padrão” (sem peregrinação) na maioria das medidas de saúde e bem-estar avaliadas.
O Caminho é terapêutico, quer você precise de terapia ou não
Os resultados desta pesquisa nos são apresentados em um momento especialmente importante para o debate público sobre saúde mental, em decorrência dos efeitos da crise gerada pela pandemia em nosso bem-estar.
Desconforto emocional, percepção de estresse, satisfação com a vida, desapego, tolerância, não julgamento e coerência com valores pessoais foram algumas das variáveis estudadas e que apresentaram melhoras significativas imediatamente após a peregrinação pelo Caminho de Santiago e três meses depois.
Embora já se soubesse, ainda que empiricamente, que muitas pessoas que fazem o Caminho de Santiago percebem a peregrinação como uma experiência de valor profilático e terapêutico contra a ansiedade e a depressão, os resultados do estudo – do qual participaram centenas de peregrinos – confirmam essa impressão com evidências científicas.
Fatores inerentes ao Caminho – como viver o momento presente, manter a atenção em cada passo dado, observar lentamente a paisagem e respirar ar fresco – certamente contribuem para a conquista dessas mudanças.
O Caminho de Santiago nos fortalece mental e emocionalmente
Esse tipo de estudo abre caminho a um objetivo ambicioso: demonstrar a eficácia terapêutica da natureza para consolidá-la como um tratamento em saúde pública.
Não é por acaso que o chamado “Transtorno do Déficit de Natureza”, cunhado em 2005 pelo jornalista americano Richard Louv em seu livro “A última criança na natureza” (Last Child in the Woods) é uma realidade cada vez mais clara para psicólogos, psiquiatras, educadores e pediatras.
Este novo conceito – definido pelo autor como “o custo humano da separação da natureza, incluindo: diminuição do uso dos sentidos, dificuldade em prestar atenção e aumento dos casos de doenças físicas e emocionais” – foi atribuído ao campo da psicologia ambiental e tem gerado numerosos estudos que nos fazem lembrar que somos a própria natureza e afastar-nos dela nos deixa doentes.
Além disso, como disse Joseph Pilates:
“Mudanças acontecem através do movimento e o movimento cura!”
Caminhar em um ritmo sustentado produz a liberação de endorfinas em nosso cérebro enquanto reduz o cortisol, o hormônio do estresse. Em última análise, sejam os aromas, as experiências, as paisagens ou o movimento, os efeitos terapêuticos do Caminho de Santiago são evidentes.
O Caminho de Santigo é fonte de saúde física, mental e social e quem já teve o privilégio de percorrê-lo conhece seus benefícios, porque já os experimentou.
Eu, por exemplo, voltei com a sensação de que tinha passado minha vida a limpo, jogado fora os rascunhos e, pela primeira vez, regressava de uma viagem com a bagagem mais leve... E você, quais os benefícios mais palpáveis alcançados durante sua peregrinação?
Saiba mais: MÉDICOS DIZEM COMO CAMINHADAS PODEM MUDAR O NOSSO CÉREBRO
Se você gostou, compartilhe com os amigos!
Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.
Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.
Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago