AGENDA DE EVENTOSCAMINHO DE SANTIAGO: ORIGEM E EVOLUÇÃODESCUBRADESFRUTEIMPERDÍVEL

SANTO DOMINGO DE LA CALZADA

Posted
imagem de santo idoso no altar

Santo Domingo de la Calzada, vida e obra

Domingo García nasceu no ano de 1019, em Viloria de Rioja, cidade da Província de Burgos, localizada a cerca 15 km da atual Santo Domingo de la Calzada.

catedral de pedra com uma grande torre barroca. rodeada por árvores verdes e céu azul

Filho de humildes camponeses – Ximeno e Orodulce – Domingo era uma criança muito responsável e desde cedo ajudava os pais no trabalho do campo.

Embora se afirme que em sua juventude tenha tentado entrar para a ordem beneditina nos Mosteiros de Valvanera e, posteriormente, em San Millán de la Cogolla e que tenha sido recusado por ambos, documentos de doações a estes mosteiros, datados de 1087 e 1088 – que confirmam sua origem e identidade – demonstram que tanto os pais como o filho sentiam-se ligados e gratos aos dois mosteiros beneditinos.

Domingo García admite no documento de 1088 que o santo abade Íñigo de Valvanera foi seu “senhor e mestre”, o que parece indicar que ele teve, desde muito jovem, uma ligação especial com aquele mosteiro.

Durante um período uniu-se a um eremita que vivia nas montanhas do cume de San Lorenzo. O homem não apenas o admitiu em sua companhia, como se ofereceu para instruí-lo nas boas maneiras e costumes de vida dos eremitas cristãos que viviam em retiro e solidão. Já preparado para a vida solitária, foi para Bureba onde construiu sua própria cabana e passou cinco anos, entre orações e penitências, cultivando a terra para a própria subsistência.

 

Novo Caminho

Aos 20 anos ele encontrou um novo caminho. O bispo de Ostia, Gregório – também chamado de San Gregorio Ostiense – foi enviado pelo papa Bento IX a Calahorra para combater uma praga de gafanhotos que afligia a Navarra e La Rioja. Durante quatro anos – até a morte de Gregorio – Domingo o acompanhou como assistente e discípulo nas incursões apostólicas.

Gregorio ordenou Domingo sacerdote e juntos eles construíram uma ponte de madeira sobre o rio Oja para ajudar os peregrinos no Caminho de Santiago.

 

O homem de seu tempo

Após a morte de Gregório, em 1044, Domingo se estabeleceu em uma pequena floresta na planície do rio Oja, uma área semidesértica na época. Ali, aos vinte e poucos anos, ele começa a conciliar sua fé e dedicação a Deus e ao próximo com os problemas reais que o cercam e que o moldam como homem de seu tempo.

No século XI o Caminho de Santiago reunia uma multidão de peregrinos vindos de toda a Europa e do mundo, que cruzavam a Espanha para venerar as relíquias do Apóstolo Tiago.

O momento histórico exigia homens que compreendessem e realizassem um imensurável trabalho de assistência técnica e humanitária, tanto espiritual quanto material.

Era necessário criar e manter lugares de acolhimento para o descanso, proteção e cura de peregrinos e enfermos. Domingo entendia isso como um postulado de caridade e se apresentou como um dos principais protagonistas desta obra.

História e tradição apontam Domingo como o construtor de um trecho de mais de 30 km da Rota Jacobina – entre Nájera e Redecilla del Camino – colaborando na enorme tarefa empreendida pelos reis Sancho Ramírez, em Aragão e Navarra, e Afonso VI, em Castilla y León.

Domingo não mediu esforços para criar diferentes infraestruturas, cuja missão era proteger e facilitar a passagem dos peregrinos a Caminho de Santiago de Compostela.

Parador de Santo Domingo de la Calzada, antigo Hospital de Peregrinos

Substituiu a ponte de madeira que havia construído com Gregório, sobre o rio Oja, por uma de pedra, que serviu como uma rota alternativa para a tradicional ponte romana entre Logroño e Burgos. Construiu um hospital para atender os peregrinos e enfermos, local hoje ocupado pelo Parador de Santo Domingo de la Calzada. Ergueu, com a ajuda de seu discípulo Juan de Ortega, um templo religioso dedicado a San Salvador e Santa Maria para oferecer conforto espiritual aos que por ali passavam. Restaurou as antigas calçadas romanas que atravessavam a região.

ponte medieval de pedra em arcos

Da ponte original só a localização permanece. A ponte atual é composta por 16 arcos e data de finais do século XIX. Da união das duas palavras "rio" e "oja", nasce a palavra Rioja, que dá nome à Comunidade Autônoma.

 

O Santo

Em 12 de maio de 1109, depois de ter servido a multidões de peregrinos como guia e médico, Domingo morreu aos 90 anos, reconhecido como santo pelos peregrinos do Caminho de Santiago, não apenas na Espanha, mas por toda a Europa. Neste dia, a cidade fundada por ele e que leva o seu nome santo comemora sua existência.

imagem do santo talhada sobre o sepulcro de mármore

Depois da sua morte, sobre a edificação do  templo construído por ele, se levantaria a Catedral de Santo Domingo de la Calzada (1232), que abriga seus restos mortais. Mas o magnífico sepulcro do santo, não é sua principal atração. O que mais atrai a atenção dos visitantes é o galinheiro gótico do século XV, que ainda hoje hospeda um galo e uma galinha vivos, que representam um dos milagres atribuídos a ele.

galinheiro gótico com um casal de galináceos brancos

Domingo García foi o primeiro leigo que dedicou sua vida ao Caminho de Santiago e foi canonizado pela igreja Católica como Santo Domingo de la Calzada, Santo da Caridade e Libertador dos Cativos.

Santo Domingo de la Calzada, que "Antes de ser pueblo, fue camino. Una ciudad nacida para ser descanso del viajero" – por sua história, tradição e patrimônio – é, sem sombra de dúvidas, parada obrigatória para o peregrino que transita pelo Caminho Francês.

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *