PLANEJEPREPARAÇÃO FÍSICA E MENTALQUAL CAMINHO FAZER

DIREITA OU ESQUERDA: QUAL A SAÍDA PARA O CAMINHO DE SANTIAGO?

Posted
Saint Jean Pied de Port

Direita ou esquerda?

A saída pela direita pode até ser obrigatória, dependendo das condições... A da esquerda é mais difícil, mais longa e, incontestavelmente, mais bonita!

caminho francês

Rota de Napoleão

Eu não estou usando metáforas, estou falando sério! Falando sério sobre a primeira etapa da mais tradicional das rotas que seguem em direção a Santiago de Compostela, o Caminho Francês.

concha CAMINHO FRANCÊS DE SANTIAGO

saint jean pied de port

Indicação do Caminho na Rue de la Citadelle, Saint Jean Pied de Port – França

Embora possamos começar o Caminho em qualquer lugar, convencionalmente se diz que a primeira etapa do Caminho Francês compreende o trecho que separa a pequena Saint Jean Pied de Port, na França, da Real Colegiata de Santa María de Roncesvalles, na Espanha.

concha DESCUBRA SAINT-JEAN-PIED-DE-PORT

concha DESCUBRA RONCESVALLES-ORREAGA

Saint Jean Pied de Port

Ponte sobre o Rio Nive, Saint Jean Pied de Port – França

Na saída da cidade francesa, passamos pela “Porte Notre-Dame” – arco que liga a Rue de la Citadelle à Rue d'Espagne – cruzamos a velha ponte sobre o Rio Nive e mais uns passos adiante, com o coração cheio de emoção, finalmente atravessamos uma espécie de “portal cósmico” – a Porte d’Espagne – que dá acesso à bifurcação que nos permite optar entre as duas vias, trilhadas há séculos por peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela.

Saint Jean Pied de Port

Porte d’Espagne, Saint Jean Pied de Port – França

À esquerda a Rota de Napoleão – com elevação aproximada de 1230 metros e 22,7 km de extensão – cruza os Pirineus através das montanhas e em função das alterações climáticas bruscas que ocorrem no inverno – por questões de segurança – permanece fechada de 1 de novembro a 31 de março e em dias em que o tempo está ruim. Por isso, antes de tomar sua direção, é imprescindível consultar os voluntários daAccueil des Pèlerins", na Rue de la Citadelle, 39 ou o hospitaleiro do seu albergue para ter orientação atualizada.

ruta de napoleón

Orisson, Rota de Napoleão – Caminho Francês

À direita a Rota de Valcarlos – considerada alternativa e com elevação total de aproximadamente 900 metros e 19,5 km de extensão – cruza a cordilheira através do vale.

caminho francês

Rota de Valcarlos – Caminho Francês

A verdade é que não é a toa que esta é considerada uma das etapas mais desafiadoras do Caminho Francês, pois para atravessar a cadeia montanhosa que separa a França da Espanha, não existe caminho fácil. Os Pirineus exigem força e determinação do corpo e da mente, ainda inexperientes, que principiam esta grande aventura!

Se qual for sua escolha:¡Buen Camino, peregrino!

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

4 thoughts on “DIREITA OU ESQUERDA: QUAL A SAÍDA PARA O CAMINHO DE SANTIAGO?

  1. Metaforicamente ou não, sem dúvida, um caminho mais difícil…

  2. Obrigada por seu comentário, Cauá! Concordo… 😉

  3. Olá !!! Fiz o Caminho em 2022, saindo de Saint-jean-pied-port, fiz a Rota de Napoleão, Passando por Orizon até Roscenvalles.
    Alguém sabe me informar a média de inclinação (tipo 5, 8, 12%), durante os quase 20 km de subida, nos seus 1230 mts?

  4. Olá, João! Obrigada por nos acompanhar… Considerando que Saint Jean Pied de Port está a 172 ma e 7,6 km distante de Orisson (815 ma), podemos afirmar que este primeiro trecho tem 8,4% de inclinação, enquanto que o segundo trecho, de 12,6 km – de Orisson ao Collado de Lepoeder (1430 ma) – tem 4,9%. Depois, são 4 km de alegria… Chegamos a Roncesvalles (945 ma)! Buen Camino, sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *