A primavera trás consigo a Semana Santa, uma das mais importantes e tradicionais festas celebradas na Espanha. Com data variável entre os meses de março e abril, as festividades são coroadas com o Domingo de Páscoa, também chamado Domingo da Ressurreição, data mais importante do calendário cristão.
Mas a origem da Páscoa remonta à pré-história e esconde tradições pagãs relacionadas à fertilidade e ao renascimento, que celebravam a chegada da primavera como um retorno ao ciclo da vida depois da noite invernal. Desde o ano 325 da nossa era, a data é celebrada no domingo seguinte à primeira lua cheia após equinócio de primavera, que ocorre por volta do dia 21 de março e marca o início da nova estação no hemisfério norte.
Uma das mais saborosas imagens da Semana Santa na Espanha é a que oferecem as padarias, confeitarias e outros locais do ramo, com suas prateleiras cheias e vitrines repletas de roscas, ovos e outras composições artísticas e inovadoras.
A Mona de Páscoa ou Roscón de Pascoa – pão doce decorado com ovos cozidos pintados – é a sobremesa tradicional desta data. Muito apreciada e preparada – com algumas variações – em toda a Espanha, permanecem sendo as autênticas rainhas da confeitaria típica da época!
A iguaria secular simboliza o fim da Quaresma e da rigorosa abstinência que este período impõe aos cristãos. Por isso as crianças são costumeiramente presenteadas com monas por seus padrinhos. Atualmente podem ser encontradas em diversos formatos e decoradas com ovos, penas coloridas ou miniaturas feitas de chocolate.
Em alguns locais da Espanha, o Dia da Mona é um feriado de descanso após as festividades da Semana Santa e acontece na segunda-feira que sucede o Domingo de Páscoa.
Descubra como preparar a tradicional Mona de Páscoa com esta receita, passo a passo:
Ingredientes:
- 2 ovos
- ½ xícara de açúcar
- 150 ml de leite morno
- 35g de manteiga derretida
- 1 colher de chá de raspas de limão
- 7g de fermento
- 2 xícaras de chá de farinha de trigo peneirada
- 70g de uvas-passas
Prepararo:
- Em uma tigela grande junte os ovos ao açúcar e bata.
- Adicione o leite morno com manteiga derretida.
- Em seguida, adicione as raspas de limão e o fermento.
- Bata com a batedeira.
- Adicione a farinha peneirada e as uvas-passas.
- Mexa tudo e comece a amassar.
- Sove bem, coloque a massa em uma tigela e cubra com uma toalha.
- Deixe repousar por 1 hora para que a massa aumente de volume.
- Divida a massa em 4 bolas e abra as bolas em tiras compridas.
- Trance uma tira comprida com a outra. Em seguida, faça um círculo com a trança.
- Coloque as duas Monas de Páscoa em uma bandeja forrada com papel manteiga.
- Asse a 170 graus por 20 minutos.
Rendimento: 2 Monas de Páscoa
Se você gostou, compartilhe com os amigos!
Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.
Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.
Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago