CAMINHO DE SANTIAGO: ORIGEM E EVOLUÇÃOCELEBREDESCUBRASANTIAGO DE COMPOSTELA

SÃO FRANCISCO DE ASSIS NO CAMINHO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA

Posted
escultura de são francisco de assis com jardim ao fundo

A Vida de São Francisco

Giovanni di Pietro di Bernardoni, nasceu em Assis, na Itália, em 5 de julho de 1182. Era filho de um rico e conceituado comerciante.

Entre 1201 e 1202, após participar das lutas entre Assis e Perúsia, o jovem ficou preso por quase um ano. Em 1203, ao voltar à sua cidade, tentou recuperar o tempo perdido entregando-se uma vida de festas, que logo o deixaram insatisfeito. Ele decidiu, então, ser cavaleiro.

Para alcançar o posto almejado, Giovanni teria que começar como escudeiro de um nobre. Porém, durante sua missão, ao encontrar mendigos, foi se desfazendo de seus pertences e acabou abandonando a função. Conta-se que ao voltar para casa, com indignação disse: “Como pode haver tanta injustiça, tanto luxo, ao lado de tanta pobreza?”.

Em 1206 entregou-se ao serviço de Deus e dos miseráveis, e dois anos depois fez voto de pobreza e começou a pregar sua doutrina. Seus sermões tornam-se conhecidos e sua fama foi se espalhando até conquistar seguidores dispostos a formar uma nova ordem religiosa.

Em 1219 foi fundada a “Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis", que se instalou em cabanas no alto dos montes e no interior das cavernas, renunciando qualquer forma de propriedade.

Em 1226, dois anos depois de sua morte, foi canonizado pelo papa Gregório IX.

 

São Francisco no Caminho de Santiago

mosaico de são francisco de assis

Segundo a tradição, entre 1213 e 1215, São Francisco de Assis – como ficou conhecido o jovem Giovanni - partiu a pé da Itália, cruzou a França e chegou à Espanha.

Os 2.500 km que separam Assis de Santiago de Compostela não possuem muitos documentos sobre qual teria sido o itinerário de São Francisco de Assis ao percorrer esta rota na Idade Média. Porém, sua caminhada é revelada no Capítulo 4 do “Fioretti di San Francesco” – uma coletânea sobre a vida do santo – “No princípio e fundação da Ordem, quando os frades eram poucos e ainda não tinham tomado os lugares, São Francisco, por sua devoção, foi a Santiago da Galícia”.

Ao percorrer o Caminho de Santiago, o santo deixou, além de sua marca evangelizadora, calcada na paz, na humildade e na pobreza, o Convento de San Francisco de Valdediós, localizado no centro histórico compostelano, a cerca de 150 metros da Catedral de Santiago de Compostela.

 

O Convento de San Francisco em Santiago de Compostela

A tradição conta que  ao final de sua peregrinação, Francisco hospedou-se com um carvoeiro chamado Cotolay em sua choupana do Monte Pedroso e encomendou a este a construção de um convento.

Assim se fez! Sob orientação do santo, Cotolay encontrou milagrosamente um tesouro, perto da ermida de San Payo del Monte, que lhe permitiu pagar pela obra.

Valdediós – local onde foi edificado o convento – foi simbolicamente comprado dos monges beneditinos do Mosteiro de San Martiño Pinario, por uma cesta anual de trutas que foi entregue até fins do século XVIII.

O edifício original foi derrubado em princípios do século XVIII e dele só se conservam o sepulcro de Cotolay e cinco arcos góticos no claustro principal, obra classicista de Ginés Martínez, organizada em dois andares e finalizada em 1607.

corredor de um claustro

A atual igreja – construída com blocos de granito e estilo barroco, entre 1742 e 1749 por Simón Rodríguez – é de grande simplicidade e pureza. A fachada neoclássica, que conta com uma imagem de São Francisco realizada pelo escultor Ferreiro, é resultado de uma reforma posterior.

interior de uma igreja

Na entrada principal do complexo destaca-se o Monumento a São Francisco, concebido em 1926, como um grande cruzeiro, pelo escultor Francisco Asorey.

O conjunto monumental, declarado Monumento Histórico-Artístico em 1986, hoje abriga o Museu de Terra Santa – que guarda objetos referentes a diferentes momentos históricos do atual Estado de Israel, assim como outros da tradição peregrina. O local estabelece uma ponte cultural entre as cidades de Santiago de Compostela e Jerusalém, dois dos principais centros mundiais de peregrinação.

O local também sedia o San Francisco Hotel Monumento, que oferece aos hóspedes a tranquilidade e o silêncio de um convento franciscano, aliados a serviços de primeira qualidade.

 

A Cotolaya

No ano de 2014 – entre vários eventos organizados em comemoração ao 8º Centenário de sua peregrinação – o Convento de San Francisco de Valdediós emitiu uma espécie de “Compostela Franciscana” – a “Cotolaya” – a todos os peregrinos que chegaram a Santiago de Compostela naquele ano seguindo os passos de São Francisco e que visitaram a casa que Cotolay fundou para a presença e permanência da Ordem dos Frades Menores na cidade.

documento comemora 800 anos da peregrinação de sãofrancisco de assis a santiago de compostela

 

“Francisco de Assis ao deparar-se com o amor verdadeiro passou a viver com radicalidade a fraternidade com toda a criação. Foi contra o sistema da época, negou a nobreza e a riqueza material e abraçou a pobreza, juntamente com os excluídos do seu tempo. Viveu aquilo que acreditou.”

Frei José da Santa Cruz.

São Francisco de Assis ainda vive no Caminho de Santiago!

 

Oração de São Francisco

Senhor, fazei-me instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a .
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar que ser consolado;
compreender que ser compreendido;
amar que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado
E é morrendo que se vive para a vida eterna!

 

 

 

     DICA DE LEITURA: Passos do Amor: A peregrinação de Francisco, de Assis a Santiago de Compostela.

Por Luiz Carlos Ferraz
Resgate da peregrinação feita por São Francisco no século XIII, entre 1213 e 1215, de Assis, na Itália, a Santiago de Compostela, na Espanha, logo após ter recebido autorização do Papa Inocêncio III para continuar seu trabalho evangelizador junto aos pobres, que deu origem à Ordem dos Frades Menores (OFM). A célebre peregrinação compreendeu cerca de 2.500 quilômetros e está revelada no Capítulo 4 dos “Fioretti”, os famosos relatos medievais sobre os feitos de Francisco e de seus companheiros.

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *