COMUNICAÇÃO E SEGURANÇAPREPARE-SE

MULHERES NO CAMINHO DE SANTIAGO

Posted
mulher sozinha com boné e mochila nas costas em meio a uma paisagem natural

Segundo dados da ONU, 70% de todas as mulheres do planeta já sofreram ou sofrerão algum tipo de violência em algum momento de suas vidas, independente de nacionalidade, cultura, religião ou condição social. A violência de gênero, ao contrário do que muitos imaginam, não tem a relação com nada disso.

Casos de violência contra a mulher podem acontecer, e acontecem, em qualquer lugar ou classe social, inclusive em lugares considerados seguros, como de fato é o Caminho de Santiago.

Em abril de 2015, a peregrina norte-americana Denise Pikka Thiem, de 41 anos, foi assassinada no povoado de Castrillo de Polvazares, perto de Astorga, enquanto trilhava o Caminho Francês.

O caso ganhou grande repercussão na mídia mundial e desde então muitas mulheres se sentem receosas em trilhar sozinhas o Caminho de Santiago. Mas é preciso destacar que o Caminho de Santiago é uma experiência maravilhosa e altamente recomendada e que desde 2018 as mulheres representam mais da metade dos peregrinos que chegam a Santiago de Compostela. Além disso, a Espanha está entre os 25 países mais seguros do mundo e é o 9º com menor taxa de homicídios.

Segundo as estatísticas da Oficina do Peregrino 177.801, mulheres provenientes de todas as partes do mundo e com distintos objetivos, requisitaram em 2019 sua Compostela, após trilhar a quilometragem mínima exigida. Quantas delas sofreram algum tipo de violência pelo simples fato de serem mulheres? As polícias locais dizem não ter registrado nenhuma denúncia.

homem sentado sob uma cruz diante do mural de uma mulher
Mural do artista espanhol Asier Vera, localizado em Ponferrada, em memória à Denise.

 

É perigoso fazer o Caminho de Santiago sozinha?

Os Caminhos de Santiago são rotas bastante seguras, mas isso não significa que nada de ruim possa acontecer.

Acontecem furtos em albergues, acidentes em meio à natureza, atropelamentos nas estradas, alguns peregrinos se perdem em bifurcações... Coisas que poderiam acontecer a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Por isso é bom lembrar que bom senso e “caldo galego” não fazem mal a ninguém! Assim, tomar alguns cuidados básicos de segurança é fundamental, especialmente para nós mulheres, pois vivemos em um mundo machista e isso não é segredo para ninguém.

Porém, dificilmente você estará sozinha. À medida que vai conhecendo outros peregrinos e peregrinas, você tece uma rede de proteção. A igualdade, o respeito e a solidariedade entre todos é a regra, assim como qualquer tipo de violência no Caminho de Santiago é a exceção.

No passado os peregrinos costumavam se juntar em grupos para evitar ataques de bandidos ou animais nos trechos mais ermos, hoje a estratégia ainda se mostra benéfica. De qualquer modo me parece importante que nós mulheres estejamos preparadas para enfrentar nossos medos e para nos reconhecermos como seres capazes de lidar com situações adversas, uma vez que toda mulher tem o direito de caminhar sozinha de dia ou de noite, sem a necessidade de se sentir vítima ou culpada. Certamente esta é uma experiência que nos fortalece a todas!

 

tres mulheres ao lado de um policial no Caminho de Santiago

“No caminas sola”

Em 2021 Unidades contra a Violência de Gênero das delegações do Governo em La Rioja, Navarra, Aragón, Castilla y Leão e Galicia – Comunidades Autônomas que integram o Caminho de Santiago Francês – deram início a uma campanha para reforçar a segurança das mulheres que percorrem sozinhas o Caminho de Santiago, de modo a evitar qualquer tipo de agressão, abuso ou ameaça.

No âmbito desta iniciativa, foram distribuídos cartazes informativos pela Guardia Civil e pela Policía Nacional com a mensagem “Não caminas sola” em diferentes locais do Caminho de Santiago. O material inclui um QR que conecta diretamente aos telefones dos recursos especializados em atenção às mulheres mais próximos, onde elas serão atendidas em caso de necessidade.

 

duas mulheres de costa caminhando em uma trilha no Caminho de Santiago

Dicas de Segurança para Mulheres

- Antes de viajar procure ter o máximo de informação possível;

- Procure aprender um pouco da cultura e da língua espanhola para poder se expressar e se defender melhor;

- Se possível, viaje com suas reservas de hospedagem feitas. Existem alguns albergues que receberam formação relativa ao Protocolo de atuação ante agressões sexistas e para prevenção deste tipo de situação. Eles estão preparados e comprometidos em ajudar peregrinas que tenham sofrido algum tipo de agressão. Consulte a lista aqui

- Tenha seu roteiro planejado e divulgue-o para sua família e amigos próximos;

- Leve um apito e deixe-o sempre ao seu alcance. Em caso de se sentir em perigo, faça uso dele para chamar a atenção!

- Nunca se separe da sua documentação: passaporte, cartão de crédito, credencial de peregrino, cartão de Seguro Social ou Seguro Viagem, etc.

- Desconfie de estranhos que recomendam atalhos ou oferecem serviços fora dos pontos de informação;

- Esteja atenta – especialmente nas encruzilhadas – à seta amarela, ela sempre indica a direção a ser seguida;

- Contate regularmente sua família e amigos, para que todos saibam que tudo está bem;

- Compartilhe com os peregrinos de sua confiança a etapa que pretende cumprir a cada dia. Alguém estará esperando por você!

- Lembre-se que a maioria dos Albergues de Peregrinos fecha as portas às 20:00 horas;

- Se você sofrer um roubo, qualquer outro incidente ou estiver em perigo iminente, denuncie imediatamente à polícia por meio do número 062. A Guardia Civil irá atendê-la, 24 horas por dia, 365 dias por ano.

- O número 112 é uma linha direta e imediata para qualquer tipo de atendimento de emergência na Espanha, desde problemas de saúde, incêndios e resgates até segurança cidadã.

- Outros telefones úteis contra a violência de gênero: 091 Policía Nacional e 016 Atención Víctimas de Violencia de Género.

 

mulher de bicicleta, de costas, numa trilha senalizada como sendo o Caminho de Santiago

Ano após ano tenho ajudado mulheres a organizar suas viagens ao Caminho de Santiago e nenhuma delas teve qualquer tipo de problema.

Se você seguir estas e outras dicas que disponibilizo aqui no Blog – provavelmente – a única coisa que acontecerá com você no Caminho de Santiago é ter uma vivência inesquecível.

Se você precisar de ajuda para organizar sua peregrinação, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago e não hesite em me procurar.

¡Buen Camino, peregrinas!

 

Se você gostou, compartilhe com as amigas!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

 

DICA DE LEITURA: Uma mulher e mãe vencendo sozinha o caminho de Santiago de Compostela. Por Graziella Brun

Tentando afastar o medo de ser uma mulher percorrendo a trilha de peregrinação mais famosa do mundo, a autora discorre sobre as suas expectativas e descobertas, além das personagens que encontrou em seu Caminho - não apenas o de Compostela, mas o caminho de sua vida. Ela ainda dá dicas práticas para mulheres que estejam interessadas em enfrentar o mesmo desafio com coragem e determinação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *