IMPERDÍVELPLANEJEQUAL CAMINHO FAZER

CAMINHO PORTUGUÊS: 10 COISAS PARA VER E FAZER

Posted
homem com mochila do Caminho de Santiago nas costas observando do alto uma paisagem à beira de um rio

O Caminho Português é uma das Rotas Jacobinas mais populares entre os peregrinos. Sua dificuldade média-baixa, as suas boas conexões – especialmente com o Porto e Lisboa – e uma rede de albergues contribuem para que milhares de peregrinos percorram este Caminho de Santiago todos os anos.

O Caminho Português tem muitos atrativos ao longo do seu percurso que o tornam único. Hoje queremos ajudá-lo a descobrir esta Rota, bem como o melhor para ver e fazer em cada uma das suas etapas.

mapa indicativo das atrações do caminho português

Para isso criamos um novo mapa para seguir o Caminho Português Central a partir de Tui e o Caminho Português da Costa desde A Guarda, que inclui a Variante Espiritual. Você pode obter este mapa gratuitamente nas agências dos Correios presentes nesta Rota ou fazer o download aqui.

 

pessoa atravessando uma ponte medieval de pedra

Se você optou por percorrer o CAMINHO PORTUGUÊS CENTRAL, Tui será o seu ponto de partida.

Antes de sair de Tui  há alguns lugares imprescindíveis, que você não pode perder. Mesmo que não tenha muito tempo, não comece o seu Caminho sem passear por seu centro histórico e visitar a Catedral de Santa Maria, um autêntico ícone do Caminho Português.

Chegando a O Porriño, desfrute do legado arquitetônico de Antonio Palacios, entre os quais podemos destacar o edifício da Câmara Municipal e o pequeno pavilhão que servia de acesso ao metro na Gran Vía de Madrid.

Faça uma parada em Mos para conhecer o Paço de los Marqueses de Mos e em Redondela deslumbre-se com os viadutos ferroviários e dirija-se à enseada de San Simón, onde você poderá contemplar uma vista panorâmica única sobre a ria de Vigo.

prato com mariscos variados

Saboreie os mariscos em Arcade e reviva a Guerra da Independência na Ponte Sampaio, onde você poderá se maravilhar com sua ponte medieval de origem romana. Descubra o centro histórico de Pontevedra, passeie por suas praças e visite a Igreja de La Peregrina, padroeira da cidade e do Caminho Português.

Se optar pela Variante Espiritual, visite os Mosteiros de Poio e Armenteira, aproveite o caminho da Pedra e da Auga e conheça o patrimônio cultural e natural de Vilanova de Arousa e A Illa.

Se seu Caminho o levar diretamente a Caldas de Rei, não hesite em desfrutar dos balneários desta vila termal e dirija-se à nascente de As Burgas, com água quente e fria, que o ajudará a recuperar seus músculos depois de um dia árduo.

caminho coberto de folhas secas sob um túnel formado por árvores com folhas verdes

Em Padrón aproveite o Paseo del Espolón e vá até a Igreja de Santiago onde você poderá contemplar o Pedrón, um altar romano no qual foi ancorado o barco que trouxe os restos mortais do Apóstolo desde a Palestina. Não deixe a cidade sem provar uma de suas iguarias mais universais: suas pimentas.

Ao chegar a Santiago, dirija-se aos Correios (Rúa do Franco, 4) e deixe sua mochila, bicicleta ou cajado no guarda-volumes ou envie-os de volta para casa. Agora gratuitamente, visite a Catedral, conheça o centro histórico e desfrute da gastronomia galega da cidade do Apóstolo.

concha QUE FAZER AO FINAL DO CAMINHO: SANTIAGO DE COMPOSTELA

concha RITOS PEREGRINOS AO CHEGAR A SANTIAGO

 

ruinas celtas compostas por círculos de pedra no alto de uma montanha

 

E o que acontece se eu decidir fazer o CAMINHO PORTUGUÊS DA COSTA? Não se preocupe porque também temos planos para você.

A Guarda será o ponto de partida deste Caminho de Santiago Português. Antes de partir, visite o Monte Santa Trega e seu assentamento celta. Além disso, não vá embora sem aproveitar a gastronomia do porto.

Uma vez na Rota, deixe-se acompanhar pelo Oceano Atlântico e desfrute de suas paisagens. Em Oia conheça o Mosteiro Cisterciense de Santa Maria.

Ao chegar a Baiona, desfrute do seu centro histórico e visite o antigo Castelo de Monterreal, agora convertido em Parador. Já em Vigo, recarregue as baterias provando ostras no Mercado da Pedra, conheça o Monte do Castro e contemple (ou visite) as Ilhas Cíes.

Esperamos que este pequeno mapa o ajude a aproveitar ao máximo o Caminho Português.

 

Para terminar, lembramos que no Caminho Português temos uma série de serviços com os quais queremos ajudá-lo a desfrutar ao máximo da Rota. Tanto de Tui como de A Guarda, incluindo a Variação Espiritual, está disponível o Paq Mochila, nosso serviço de transporte de bagagem de etapa em etapa.

Além disso, nas agências dos Correios do Caminho Português, estão disponíveis o Paq Bicicleta (envio de bicicletas para o ponto de partida ou de volta no final do Caminho) ou o Paq Peregrino (envio de encomendas e malas para qualquer ponto do Caminho).

Ao chegar em Santiago você também conta com um serviço de guarda-volumes para deixar sua bagagem, bicicleta ou bastões e, assim, visitar a Catedral ou a cidade sem carregar peso. O serviço está localizado a 2 minutos a pé do Obradoiro (Rúa do Franco, 4) e está aberto de segunda a domingo (feriados incluídos) das 8:30h às 20:30h. Você pode reservá-lo online aqui.

Aproveite muito o Caminho Português! Buen Camino!

 

Fonte: Camino con Correos

Versão para o Português: Bia Leis

 

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *