CELEBRESANTIAGO DE COMPOSTELA

QUE FAZER AO FINAL DO CAMINHO: SANTIAGO DE COMPOSTELA

Posted
inumeras pessoas em uma praza admirando a fachada de uma catedral

Que fazer ao final do Caminho? Santiago de Compostela é, para a grande maioria dos peregrinos, o fim do Caminho de Santiago. Entrar na Catedral, abraçar o Apóstolo, assistir à Missa do Peregrino e retirar a Compostela (não Compostelana) são alguns dos ritos que todo peregrino que chega à Plaza del Obradoiro deve cumprir.

concha RITOS PEREGRINOS AO CHEGAR A SANTIAGO

Mas Santiago tem muito mais a se descobrir. Por isso, lhe deixamos este Conselho do Carteiro, no qual o nosso colega Jesús, carteiro local de Santiago, nos mostra alguns dos pontos de interesse para que você possa desfrutar da cidade no final do seu Caminho de Santiago.

E, caso você saiba pouco, contamos dez coisas para fazer em Santiago.

O que fazer em Santiago de Compostela? Com esse plano vamos aproveitar a cidade.

 

 

1. Antes de qualquer coisa, vá até os Correios. A agência na Rúa do Franco, 4 (2 minutos do Obradoiro) é também um ponto de atenção ao peregrino, onde você terá disponível um guarda-volumes para guardar a sua mochila, bicicleta ou bengala. Assim você pode entrar na Catedral de Santiago e visitar a cidade sem custos.

Da agência você também poderá enviar mochilas, malas, bastões ou bicicleta para casa; você poderá carimbar a Credencial de Peregrino e retirar uma mala ou pacote com bagagem extra que você enviou antes de começar o Caminho, para poder desfrutar de alguns dias de visita em Santiago de Compostela.

edifício antigo com símbolo dos correos em amarelo

 

2. Agora sim, entre na Catedral! Geralmente a entrada é feita através da Plaza de Platerías, exceto em Ano Santo como 2021 e 2022 quando é feita pela Porta Santa. Visite o Apóstolo e desça para ver o túmulo.

concha ANO SANTO JUBILAR COMPOSTELANO OU ANO SANTO JACOBEU

A partir deste ano também é possível desfrutar do Pórtico da Glória já restaurado. A visita é gratuita, mas é necessário retirar a entrada com antecedência no Museu da Catedral. Às 12h00 e às 19h30 é celebrada a Missa do Peregrino. Por último, deixe um tempo para subir aos telhados da Catedral, as vistas são maravilhosas.

concha O PÓRTICO DA GLÓRIA

vista de telhados e torre da catedral

 

3. Contorne a Catedral e descubra a Plaza del Obradoiro com o Hostal de los Reyes Católicos e o Pazo de Raxoi. Não deixe de visitar a fonte dos cavalos na Plaza de Platerías e o Seminário Mayor na Plaza de la Azabachería. E sente-se para descansar na Plaza de Quintana, enquanto a Torre de la Berenguela anuncia os quartos e as horas.

edifícios assobradados e antigos ao redor de uma praça, sendo um deles parcialmente coberto por plantas

 

4. Não perca o Mercado de Abastos com o melhor da gastronomia galega: peixes, mariscos, verduras, polvo... que você poderá degustar ali mesmo. A oferta hoteleira na área do Mercado de Abastos compostelano é quase tão requintada quanto os produtos de primeira qualidade que se comercializam nas suas bancas.

edifício de pé direito alto com várias pessoas circulando

 

5. Passeie pelo Parque Alameda. Você pode tirar uma foto com as “Dos Marías” e apreciar as belas vistas desde o “Eucalipto del Amor”.

escultura de duas mulheres uma vestindo um casaco vermelho e a outra um azul

 

6. Tome um vinho... ou dois, acompanhados das melhores “tapas”. Por toda a cidade você encontrará bares e restaurantes para brindar por ter chegado até Santiago. Muitos estão concentrados na Rúa do Franco, na Rúa da Raíña e arredores.

pessoas andando em antiga rua de pedestres

 

7. Visite a sede da Universidade com seu claustro ajardinado, e se você é amante das bibliotecas, não deixe de visitar a da Faculdade de História. E se você quer ter uma vista única da Catedral ou conhecer um pouco mais sobre seu patrimônio, inscreva-se em suas visitas guiadas.

edifício de dois pisos, sob céu azul, composto por arcos, sendo os do segundo piso envidraçados

 

8. Perca-se no centro histórico para descobrir a vida de suas ruas: a Rúa Nova com seus teatros, as arcadas da Rúa do Vilar, o Preguntoiro...

edifícios antigos em meio a uma torre de igreja

 

9. Descubra a igreja de San Martín Pinario, a escadaria, as gárgulas e a fachada plateresca. Na área você vai descobrir bares com belos terraços e jardins para desfrutar os dias de sol.

fachada de igreja antiga sob céu azul

 

10. Dê uma volta pela Porta do Camiño: desfrute do Parque Bonaval, visite o Museu Pobo Galego ou o Museu de Arte Contemporânea (CGAC), e se tiver tempo suba até a Cidade da Cultura no Monte Gaiás.

pés calçados de tênis preto e meia vermelha caminhando com a ajuda de um cajado, em calçada de pedra onde há uma concha de metal e esculpido em baixo relevo a palavra pilgrim

 

Envie sua bagagem ao final do Caminho para curtir uns dias na cidade

Após o momento emocionante da chegada, você vai querer decidir como usar o seu tempo. Depois de dias ou semanas de caminhada, há certas coisas que valorizamos muito mais do que imaginamos em nossa vida diária. Uma delas é ter roupas limpas ou certas peças que não são adequadas para os longos trechos de caminhada que devemos enfrentar no Caminho, mas que são perfeitas para passear.

Ter bagagem extra se torna necessário quando você decide ficar vários dias em um local, já que na mochila do peregrino normalmente não há nada mais do que o que é justo e necessário. Com o Paq Peregrino você pode levar esse extra em sua bagagem, de forma tão simples quanto enviar suas malas de qualquer agência dos Correios até o ponto final de seu Caminho.

Se você chega à Espanha de avião por Madri, você pode fazer o envio diretamente na agência do aeroporto de Barajas. Você pode encontrá-la no Terminal 1, no saguão de desembarque. Também há uma agência na estação ferroviária de Chamartín, em Madri. Em muitas cidades, você também encontrará agencias abertas à tarde, inclusive algumas até às 22h.

cômodo repleto de prateleiras com pacotes e malas no chão
Agência em Santiago de Compostela cheia de malas de peregrin@s.

 

Envie pacotes com roupas ou pertences que você decidiu não usar durante o Caminho

Durante o Caminho de Santiago, cada grama de força e cada grama que carregamos conosco na mochila conta. Se você enviar sua bagagem de uma etapa a outra com nosso Paq Mochila, você não terá que se preocupar com isso, mas se você preferir carregar seus pertences em sua peregrinação, você pode em algum momento perceber que carregou mais coisas do que o necessário na mochila e todos os dias você vai se lembrar de todas quando colocá-la nas costas.

Se o peso excessivo se tornar um incômodo, você pode enviar um pacote de qualquer agência dos Correos no Caminho de volta para sua cidade ou para qualquer agência dos Correos do Caminho para retirá-lo na sua chegada.

Evite pagar a bagagem no avião quando voltar para casa

Ao terminar o Caminho, você pode enviar sua mochila ou mala de volta pelos Correios. Isso permitirá que você viaje sem carregá-las e possa economizar com os custos de cobrança de alguma companhia aérea.

Bom Caminho a todos!

 

Fonte: Camino con Correos

Versão para o Português: Bia Leis

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *