AGENDA DE EVENTOSDESFRUTEIMPERDÍVEL

ARDE LUCUS

Posted
homem fantasiado de soldado romano

Arde Lucus – declarado Festival de Interesse Turístico Nacional e celebrado em um fim de semana da segunda quinzena do mês de junho – tem o objetivo de relembrar a fundação da cidade de Lugo através da recriação de suas raízes romanas, bem como os ritos e costumes herdados dos antigos colonizadores celtas.

 

cinco homens vestidos com roupas tradicionais celtas

 

Durante os três dias da festa – ligada ao solstício de verão – a cidade galega cruzada pelo Caminho Primitivo volta a ser Lucus Augusti, uma destacada urbe da Gallaecia romana, fundada há mais de 2000 anos.

Para relembrar a história e a cultura de seu povo, são desenvolvidos os mais variados tipos de atividades lúdicas e culturais, com o maior rigor histórico possível.

 

muralha medieval de lugo

 

A muralha da cidade, erguida no final do século III, é o recinto fortificado mais importante e mais bem conservado do mundo romano e foi declarado Patrimônio da Humanidade no ano 2000. O recinto amuralhado e a Plaza Mayor são convertidos no cenário ideal para que todos os participantes voltem no tempo... Os moradores da cidade tomam as ruas com vestes romanas.

 

homens fantasiados de soldados do exército romano

 

Câmara municipal, cidadãos, associações de recriação histórica e diversos organismos privados tornaram o passado romano do local motivo de orgulho para os seus habitantes e de diversão para visitantes de toda a Espanha.

 

corrida de charrete puxada por cavalos

 

Criada em 2001, a festa atualmente reúne mais de meio milhão de visitantes que podem reviver a história local, bem como suas tradições em mercados artesanais; espetáculos de magia, malabares e música; acampamentos romanos e galegos; lutas entre gladiadores; corridas de carroças conduzidas por quatro cavalos; casamentos celtas e romanos; espetáculos teatrais; desfiles; “venda de escravos”; um grande banquete na Plaza de la Soledad, além de diversas exposições e concertos.

Estando por lá nesta época, esta é uma oportunidade imperdível de reviver a história dos povos que deram origem a monumental e encantadora Lugo!

 

Para conhecer a programação do evento: ARDE LUCUS 

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *