Há coisas que você quer saber sobre o Caminho de Santiago antes de ir.
Nos artigos deste Blog procuramos abordar - o máximo possível - temas que possam interessar os peregrinos. Dos Caminhos mais desconhecidos à época do ano mais aconselhável ou ao equipamento necessário para fazer o Caminho da melhor forma, são muitos os temas que já abordamos.
Mas percebemos que havia um problema: ainda restavam muitas perguntas que o peregrino quer saber, sem resposta, sobre o Caminho.
Neste artigo, reunimos todas aquelas pequenas dúvidas que você ainda pode ter antes de iniciar sua peregrinação a Santiago de Compostela e trataremos de lhe dar as respostas. Você está pront@? Bem, vamos começar a ver as nove coisas que você certamente quer saber antes de iniciar o Caminho.
Preciso saber espanhol para fazer o Caminho de Santiago?
Não! A realidade é que uma boa parte dos milhares de peregrinos que percorrem as diferentes etapas do Caminho todos os anos não só vêm de países onde o espanhol não é falado, mas também não falam o idioma.
Agora, para além disso, se você aprender o suficiente para poder se comunicar – ainda que de forma rudimentar - com os locais e assim conseguir satisfazer suas necessidades básicas, você terá uma experiência geral muito mais rica e satisfatória.
Tenho que carregar minha mochila durante todo o Caminho?
Não. Embora a maioria dos peregrinos opte por carregar suas mochilas, você também tem a opção de contratar um serviço de transporte de mochilas. Com o Paq Mochila os Correos se encarregam de levar a sua mochila do início ao fim de cada etapa ao longo do Caminho. É uma opção perfeita para quem, seja por lesões ou simplesmente por conforto, não pode ou não quer carregar a mochila.
O que se come no Caminho?
Isso depende de cada um, pois há peregrinos que preferem preparar a própria comida enquanto outros preferem evitar este tipo de tarefa. Apesar disso, muitos dos peregrinos que percorrem o Caminho tendem a optar pelo menu do dia, que oferece primeiro prato, segundo prato e sobremesa a preços acessíveis (as bebidas podem ou não estar incluídas, assim como o café).
Quão em forma devo estar para fazer o Caminho?
O que recomendamos é que você faça todo o exercício possível antes de começar, principalmente se você não costuma fazer nenhum tipo de atividade física no seu dia a dia. Isso não significa que se você é um atleta seus pés não vão doer ou que é impossível você ter bolhas, mas a realidade é que quanto mais preparad@ você estiver, menor a probabilidade de ter problemas.
Posso fazer o Caminho só ou é melhor fazer com outra pessoa?
Você pode fazer como quiser! O Caminho de Santiago não é uma rota insegura, longe disso (falamos sobre isso neste artigo), então não importa se você é homem ou mulher, com certeza você terá uma experiência incrível nele.
Agora, se o que você quer saber é se vai estar sozinh@, podemos garantir que você vai conhecer muita gente de todo o mundo ao longo do seu Caminho, portanto, este será um medo que você abandonará no final do primeiro dia. E se você tem medo de se perder, as setas amarelas o guiarão até a Catedral de Santiago. Se você quer algumas dicas para fazer o Caminho de Santiago sozinho, acesse este artigo.
SOZINHO OU ACOMPANHADO, COMO É MELHOR FAZER O CAMINHO DE SANTIAGO?
Tenho que levar algum tipo de colchonete?
Não. Os albergues têm camas, por isso estes artigos não são muito úteis. É verdade que em algumas situações, principalmente na alta temporada, as camas podem já estar ocupadas e você terá que dormir no chão, mas mesmo nessa situação será menos incômodo passar uma noite no chão do que ter que carregar o colchonete durante todo o Caminho.
E se eu for vegetariano ou vegano?
Embora seja verdade que estes tipos de escolhas alimentares estejam se tornando cada vez mais populares, a realidade é que o Caminho não irá oferecer muitas opções de locais onde encontrar o tipo de comida que você procura. Nestes casos, a opção mais viável é aquela em que você prepara a sua própria comida (coisa que muitos outros peregrinos fazem, sejam eles vegetarianos ou não).
Quanto custa fazer o Caminho?
Também falamos sobre isso em profundidade em outro artigo: depende se você come em restaurantes, se escolhe dormir em albergues públicos... Mas se você quer saber por meio de uma resposta curta, podemos dizer que a maioria dos peregrinos define o seu orçamento diário em cerca de 30 euros. Isso inclui todas as refeições, abrigo e praticamente tudo o que você precisa. Independente disso, não deixe de levar algum dinheiro extra para qualquer eventualidade que possa surgir.
QUANTO CUSTA FAZER O CAMINHO DE SANTIAGO
Como escolho qual Caminho fazer?
Não existe uma forma certa ou errada de escolher qual Caminho fazer, você deve simplesmente analisar as suas preferências, o que espera desta experiência e escolher com base nisso.
Por exemplo, muitos peregrinos começam pelo Caminho Francês, por ser o mais popular, mas ter a chance de conhecer mais pessoas traz consigo o fato de que tudo fica mais saturado e que você pode não encontrar lugar em um determinado albergue. Outras alternativas são o Caminho Português ou o Caminho do Norte, cada vez mais populares.
O mesmo acontece ao contrário: se você pegar um Caminho pouco percorrido, como a Vía de la Plata, certamente terá um lugar em cada albergue que for, mas provavelmente encontrará menos pessoas para conhecer.
CAMINHO DE SANTIAGO: ONDE COMEÇA E ONDE TERMINA
Esperamos que tenha gostado deste artigo e que ele o ajude a esclarecer algumas das dúvidas que possam surgir antes de iniciar o seu Caminho. Se assim for, sinta-se livre para compartilhá-lo!
!Buen Camino, peregrinos!
* Versão para o Português: Bia Leis - Buen Camino Assessoria Personalizada
Projeto de Cooperação Mútua com os Correos de España
Fonte: Camino con Correos
Se você gostou, compartilhe com os amigos!
Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.
Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.
Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago
2 thoughts on “9 COISAS QUE VOCÊ QUER SABER ANTES DE COMEÇAR O CAMINHO DE SANTIAGO”
Parabéns pelo artigo. Muito esclarecedor!
Pretendo fazer o Caminho em setembro/2024 e, estou levantando todas as informações possíveis antes de iniciar a minha jornada.
Me surgiu uma dúvida quanto aos cuidados que devemos ter com nossos equipamentos, por exemplo, cuidados com as botas e outro itens para que ninguém pegue por engano ou com os bastões de caminhada e com as mochilas dentro dos albergues.
Vocês poderiam, por favor, me ajudar ou dar alguma dica a respeito destes cuidados básicos com o equipamento?
Olá, Luciano! Muito obrigada por seu contato e opinião! Quanto à sua dúvida, saiba que muitos albergues tem armários com chave, naqueles em que não há, deixe sempre sua mochila bem fechada e nunca deixe itens de valor longe de você! Quanto às botas e bastões de caminhada, o que aconselho fazer para não gerar engano, é colocar um elemento (fita, broche…) para distingui-lo de outros semelhantes. Buen Camino, sempre!