DESFRUTEIMPERDÍVEL

OS PRATOS TÍPICOS NO CAMINHO DE SANTIAGO

Posted
conchas de vieiras com o molusco dentro

Os pratos típicos que você deve experimentar no Caminho de Santiago

Os melhores pratos típicos das zonas por onde passam as diferentes rotas jacobinas - e que se destacam dos demais - estão hoje reunidos num único artigo, com o objetivo de que todo estrangeiro que peregrine a Santiago de Compostela se apaixone pelo Caminho... também pelo estômago.

É verdade que na hora de fazer o Caminho de Santiago existem dois tipos de peregrinos estrangeiros: aqueles que querem experimentar todos os pratos típicos de cada zona e os que se deslocam por terra e mar para encontrar a gastronomia do seu país.

Se a Espanha é conhecida por alguma coisa, é por sua gastronomia. Para experimentá-la, você não encontrará nenhuma dificuldade. As regiões que atravessam as diferentes rotas jacobinas estão repletas de deliciosos pratos, sobremesas e vinhos.

Neste artigo vamos destacar as 10 receitas essenciais do Caminho de Santiago, muitas ficarão pelo Caminho (literalmente), esperamos que nos perdoem por isso.

 

prato branco com uma posta de bacalhau coberto com molho branco e fatias de alho frito

Bacalao al Pil Pil

Se fizermos o Caminho do Norte desde o País Basco, são muitas as receitas que não podemos deixar de experimentar e o bacalhau em molho Pil Pil é, sem dúvida, uma delas. Este prato é feito com quatro ingredientes básicos: bacalhau, azeite, alho e pimenta malagueta, e o molho é o protagonista, proporcionando um sabor extraordinário. Chama-se “pil pil” porque quando o bacalhau é confitado estala fazendo o barulho de onde se extrai a onomatopeia que dá nome ao prato.

 

cuia de barro cheia de uma sopa gratinada sobre um prato raso de barro

Sopa de Ajo

Castilla y León é o epicentro do Caminho Francês. Grande parte deste percurso passa pelos seus largos e extensos campos, o que nos dá tempo suficiente para provar muitos dos seus pratos típicos.

Os ingredientes desta receita tradicional de origem humilde são: caldo, pão (geralmente pão amanhecido de dias anteriores), ovo poché, pimentão, louro, alho e azeite.

 

frigideira preta com ovos estalados, linguiça, e legumes sobre uma mesa de madeira

Huevos a la Flamenca

Se fizermos a Vía de la Plata desde Sevilha não podemos perder o seu prato mais flamenco. Esta receita contém ovos, tomates vermelhos e maduros, linguiça, pimentos tipo “piquillo”, ervilhas, presunto, vagem, cebola, alho e aspargos verdes.

Ainda que sejam sempre servidos numa panela de barro, onde os ovos crus são quebrados com as gemas inteiras, os ingredientes deste prato tradicional sevilhano tendem a variar conforme quem o prepara.

 

travessa de barro com farelo de pão, ovos mexido e linguiça misturados sobre uma mesa de madeira

Migas a la Extremeña

Subindo a Via da Prata chegamos à comunidade autônoma de Extremadura, onde podemos provar algumas das migas (migalhas de pão) mais conhecidas de Espanha. As migas a la Extremadura, também chamadas de “migas del pastor”, são um prato tradicional feito - principalmente - com pão duro, linguiça e ovo.

 

arroz cremoso enformado, com pedaços de linguiça e folhas de alecrim e louro por cima

Arroz a la Zamorana

Já teremos muitos quilômetros atrás de nós se chegarmos a Zamora pela Vía de la Plata. Neste ponto, um pouco de arroz nos servirá perfeitamente, principalmente se considerarmos sua qualidade. Arroz a la Zamorana está intimamente ligado ao abate de porcos e incorpora muitos produtos deste animal, como a orelha e um bom refogado de legumes para obter um saboroso arroz.

 

tres pedaços de carne cortados em formato quadrado cobertos por caldo grosso e folhas de especiarias

Cordero al Chilindrón

Voltamos para o norte, para nunca mais sairmos. Navarra é a primeira comunidade por onde passa o Caminho Francês na Espanha e ali podemos provar algo tão delicioso como um carneiro novo “al chilindrón”, que consiste num guisado de legumes e tomate com a carne do animal cortada em pequenos pedaços. O “pimiento choricero” (tipo de pimenta vermelha) é um dos responsáveis pelo seu forte aroma.

 

rodelas de polvo cozido, salpicado de páprica sobre um prato de madeira

Pulpo á Feira

Embora muitas vezes digam "pulpo a la gallega", na verdade o nome do prato é "pulpo á feira". Embora a receita do polvo à galega seja simples, mas não é fácil, pois o polvo deve ser colocado numa panela grande onde será cozido para amolecer a sua carne. Durante o cozimento deve ser tirado e recolocado na panela umas três ou quatro vezes para “assustá-lo”. Passado o tempo de cocção ele é cortado em rodelas de mais ou menos um centímetro e servido em um prato de madeira, onde é temperado com páprica picante, sal grosso e azeite.

Para acompanhar a porção de polvo, recomendamos alguns "cachelos" (batata cozida com casca) também polvilhados com sal, páprica picante e um fio de azeite.

Melide é um dos locais mais concorridos do Caminho para provar esta saborosa iguaria. Ali os peregrinos que fazem o Caminho Francês encontram os que fazem o Caminho Primitivo e sentam-se para comer, antes de chegarem a Santiago de Compostela.

A dificuldade de preparar o polvo à galega está em conseguir um ponto de cozimento ideal, não pode ser demasiadamente mole nem duro e, na hora de servi-lo, é preciso encontrar o toque certo de sal e páprica. Fazer um bom polvo é uma arte!

 

travessa branca repleta de pedaços de carne, chouriço e grão de bico cozidos e uma colher de inoz ao lado

Cocido Lebaniego

A Cantábria é uma terra de grandes pratos e um deles é o seu “cocido lebaniego”. É um dos pratos gastronômicos típicos de Liébana, na Cantábria (Espanha), por onde passa - o cada vez mais conhecido - Caminho Lebaniego, que pode ser percorrido num desvio do Caminho do Norte, de San Vicente de la Barquera ao Mosteiro de Santo Toribio.

Esta receita é constituída por uma base de grão-de-bico “de Potes”, batata e couve, acompanhada de produtos provenientes do abate de porcos, como linguiça, toucinho e chouriço.

 

travessa de barro repleta de um caldo com grãos de bico, pedaços de carne, de linguiça e de morcilla sobre uma estira de madeira

Fabada Asturiana

Prato à base de faba asturiana (variedade de feijão branco) e embutidos como a linguiça e o chouriço. A fabada asturiana atingiu tamanha importância que é - segundo vários autores - uma das dez receitas típicas da cozinha espanhola, ao lado da tortilha de batata, dos callos (bucho) e da paella.

Sair das Astúrias sem ter provado uma vez a sua fabada é um pecado, sobretudo se você quiser viver a experiência imbatível de combater o frio invernal com um prato desta iguaria.

A fabada é um prato com muitas calorias, que na época de sua criação era ideal para recuperar as forças após longos dias de trabalho. Um prato típico dos mineiros asturianos que pode valer a pena para recuperar toda a energia deixada no Caminho. Uma vez com o estômago cheio, já podemos tirar uma boa soneca. No dia seguinte estaremos totalmente preparados para prosseguir.

 

conchas de vieiras cobertas de um creme fratinado

Vieira

Mas você chegará a Santiago de Compostela e será atacado pela tentação de comer frutos do mar pelas ruas. A vieira é um dos pratos mais característicos da gastronomia galega e será um bom tributo ao final do seu Caminho, já que são servidas na própria concha da vieira, que é também um dos ícones mais representativos do Caminho de Santiago.

A receita consiste em servir cada vieira na sua casca com um refogado de cebola, que é polvilhado com farinha de rosca e levado ao forno e gratinar.

Com as vieiras, definitivamente terminaremos de comer o Santiago de Compostela etapa por etapa. Agora só nos resta pensar como explicamos o fato de voltar para casa com mais quilos do que saímos depois de tantos quilômetros percorridos.

 

¡Buen Camino a tod@s!

 

Versão para o Português: Bia Leis - Buen Camino Assessoria Personalizada

Projeto de Cooperação Mútua com os Correos de España

Fonte: Camino con Correos

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *