PLANEJEQUAL CAMINHO FAZER

CAMINHO PARA FINISTERRE E MUXÍA

Posted
marco zero feito em pedra sinalizado com uma concha amarela sob um fundo azul e ao fundo o farol de finisterre

CAMINHO PARA FINISTERRE E MUXÍA: O QUE FAZER E NÃO FAZER EM SUA PEREGRINAÇÃO DESDE SANTIAGO

O Caminho de Finisterre (Fisterra/Finisterra) e Muxía é o único no qual Santiago de Compostela não é a meta, mas o ponto de partida. Por outro lado, esta antiga rota oferece ao peregrino paisagens únicas, gastronomia requintada e uma viagem repleta de misticismo e lendas.

E, claro, de uma forte tradição jacobina. Finisterre aparece no próprio Códice Calixtino com o nome de Dugium, lugar para onde os discípulos do Apóstolo viajaram com o objetivo de obter a autorização romana que lhes permitiria enterrar seu corpo em Compostela.

Já em Muxía, segundo a lenda, a Virgem Maria chegou num barco de pedra para encorajar o Apóstolo Santiago em sua tarefa evangelizadora por toda a Península.

 

concha QUEM FOI SANTIAGO?

 

Hoje convidamos você a descobrir um dos itinerários mais mágicos do Caminho de Santiago, que pode ser percorrido em apenas 4 ou 5 etapas. Além disso, desde o dia 1º de abril, o Paq Mochila está disponível nesta Rota.

 

 

Para que você não perca nada, deixamos algumas dicas do que fazer e também do que não fazer na sua peregrinação ao Fim do Mundo:

1. Antes de partir… descubra Santiago. Quer comece o Caminho ou o prolongue, você não pode sair de Santiago sem entrar na Catedral e visitar o túmulo do Apóstolo. Além disso, se tiver alguns dias, a capital da Galícia oferece mil e uma atrações: seu belo centro histórico, um bom número de áreas verdes, uma gastronomia excepcional... Aqui deixamos algumas dicas para que você aproveite a cidade.

 

concha QUE FAZER AO FINAL DO CAMINHO: SANTIAGO DE COMPOSTELA

 

2. Uma imagem para lembrar. Para que sua retina comece a se encher de beleza, saia de Santiago descendo a Rua das Hortas. Nela você encontrará um pequeno beco por onde poderá entrar para ver os pomares e ter uma última visão da Catedral antes de seguir em direção ao Fim da Terra.

E lembre-se que se quiser fazer este Caminho para Finisterre e Muxía sem bagagem, tem tempo para deixar algumas coisas no guarda-volumes dos Correos localizado na agência da Rua do Franco, 4 .

 

ponte antiga sobre rio pedregoso

 

3. Descubra A Ponte Maceira. Antes de terminar a primeira etapa você poderá desfrutar da bonita aldeia de A Ponte Maceira, um dos trechos mais lembrados pelos peregrinos que se deslocam a Finisterre e Muxía.

Neste núcleo medieval, dividido pelo rio Tambre, você poderá atravessar a Ponte Vella, de origem romana, e apreciar suas casas com brasões renascentistas, a capela de San Brais, dois moinhos de água restaurados (um deles convertido em um restaurante perfeito para recuperar as forças), um pombal de planta circular, vários hórreos (celeiros típicos da região) e o imponente Pazo del Baladrón. Esta etapa termina em Negreira, onde você poderá ver o Pazo de Cotón.

 

4. Desfrute do ambiente rural. A caminho de Olveiroa, pelos municípios de Dumbría e Mazaricos, você poderá usufruir de uma autêntica paisagem rural atravessando grandes florestas de carvalhos e pinheiros. Ao percorrer as diferentes aldeias, observe o calçamento de paralelepípedos e a quantidade de hórreos que encontrará pelo caminho.

 

peregrinos sentados sobre uma mureta de pedras apreciando a paisagem com o mar ao fundo

 

5. Livre-se das dores nos pés. Antes de chegar a Cee, no Monte de San Pedro Mártir você pode lavar os pés numa "fonte milagrosa" para as dores nos pés e reumatismo, ao lado da capela. Além disso, do Alto do Cruceiro da Armada você poderá ver ao longe, pela primeira vez, o Cabo Finisterre.

 

6. Tradição marítima. Em Corcubión você poderá desfrutar de um belo centro histórico, com uma igreja românica e vistas para o mar. Embora não passe pelo Caminho, se puder, dê uma escapada para a cascata do Ézaro, uma das paisagens naturais mais incríveis da Galiza.

A cascata do Ézaro é a única cascata da Europa que cai diretamente no mar e em certas épocas do ano você poderá vê-la iluminada por um atraente jogo de luzes e cor.

 

duas pessoas de braços abertos sobre um penhasco olhando em direção ao mar

 

7. Aprecie a gastronomia neste Caminho. Vitela no interior e mariscos e peixes na costa. E uma recomendação: não vá embora sem provar os longueirones (navalhas), típicos da região.

 

8. Siga os rituais na chegada a Finisterre. À chegada a Finisterre é costume seguir 3 ritos: de purificação (com banho na praia de Langosteira), de morte (descartando algo material que você carrega) e de ressurreição (vendo o espetacular pôr-do-sol no Cabo Finisterre).

 

igreja sobre um terreno de pedra sob céu azul

 

9. Pegue sua Fisterrana. Ao chegar a Finisterre, não se esqueça de passar pelo albergue público e mostrar os carimbos que comprovam que você fez o Caminho para conseguir a Fisterrana. Você também pode passar pela agência dos Correos, na Rua A Coruña, de onde pode enviar de volta sua mala, bicicleta ou mochila.

 

10. Visite o Santuário da Virxe da Barca. Em Muxía aproveite o Santuário da Virxe da Barca e seu cenário espetacular de frente para o mar. Procure ali a pedra de Abalar, à qual se atribuem qualidades adivinhatórias; e a pedra Dos Cadrís, uma pedra sob a qual se passa 9 vezes para curar doenças renais ou nas costas. No albergue público é concedida a Muxiana com os carimbos que certificam que você fez o Caminho a Muxía.

 

Há também coisas que você NÃO deveria fazer no seu Caminho para Finisterre e Muxía e é nosso dever lembrá-lo. Quando chegar ao farol de Finisterre, não desça muito pelas rochas da falésia, pois é perigoso. Também não deixe seus pertences espalhados ou queime suas roupas no redor do farol. Além de não ser uma tradição, você suja uma área natural que todos nós temos que cuidar.

 

mapa do caminho de finisterra e muxía desenhado em azul e sinalizado em amarelo

 

Para que você não esqueça nada disso, acesse o mapa no qual estão resumidos todos estes conselhos onde foi incluído um espaço para você reunir seus carimbos diários. Assim será impossível não desfrutar da sua peregrinação ao Fim do Mundo. ¡Buen Camino, peregrino!

 

Fonte: Camino con Correos

Versão para o Português: Bia Leis

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *