Saber qual a mochila ideal para o Caminho de Santiago é mais que uma curiosidade de todo futuro peregrino, é uma necessidade!
A escolha atenta da mochila, bem como sua organização, distribuição da carga e ajuste são fundamentais para a manutenção do equilíbrio corporal, melhora da capacidade de deslocamento e minimização do cansaço para todos que empreendem uma peregrinação a pé.
Fazer o Caminho de Santiago pode ser uma das coisas mais difíceis e também mais incríveis que você fará na vida, portanto prepare-se o melhor que puder tanto física, como mental e até mesmo materialmente.
Com “preparo material” não quero dizer que você precisa ou deve ter muito dinheiro ou os equipamentos mais caros, mas que deve ser criterioso quanto à qualidade e investir naqueles itens que merecem um maior orçamento para que possa usufruir melhor dessa jornada, afinal, independente do meio ou propósito que cada um dá para o Caminho de Santiago, sempre será o seu corpo que te levará até o fim.
Caso você vá percorrer uma das Rotas Jacobinas caminhando, a mochila é, sem dúvida, um destes itens fundamentais para uma peregrinação saudável, confortável e segura, e que merecem um investimento e uma atenção especial, assim como as botas e as meias.
QUAL O MELHOR CALÇADO PARA O CAMINHO DE SANTIAGO?
QUAL A MELHOR MEIA PARA O CAMINHO DE SANTIAGO?
Na hora da escolha da sua mochila, observe com atenção algumas características importantes. São elas:
Material
- Resistência: para aguentar o transporte de toda sua carga.
- Impermeabilidade: para proteção de seu conteúdo em dias de chuva é importante que a mochila tenha costura dupla e seja resistente à água ou que possua uma capa que a proteja. Para dar uma camada extra de impermeabilização à sua mochila, a dica é usar sprays específicos encontrados em casas de pesca e camping ou tapeçaria.
- Leveza: para que a própria mochila não seja uma carga excessiva, ela deve ser confeccionada com material leve.
Capacidade de Carga X Peso
- Litragem: buscando um equilíbrio entre o tamanho e o peso de uma mochila – necessária para acomodar tudo que é indispensável a um peregrino do Caminho de Santiago – e o esforço que será exigido dele para carregá-la por quilômetros, durante vários dias seguidos, é recomendado focar sua busca naquelas com capacidade de carga entre 30 e 50 litros.
Geralmente, o ideal para as mulheres fica por volta de 30 a 35 litros e para os homens entre 40 e 50 litros, dependendo – especialmente – do tamanho e do seu grau de apego ou necessidade do usuário e da época do ano em que será feita a peregrinação, uma vez que os meses mais frios exigem roupas mais volumosas.
- Peso: o recomendado é que o peso total da mochila, carregada, não ultrapasse 10% do seu peso corporal. Ou seja, se você pesa 70 kg, sua mochila carregada deverá pesar no máximo 7 kg. Isso vai evitar dores nas costas, articulações e até bolhas.
CAPACIDADE DE CARGA - LITROS | CARGA DE CONFORTO - QUILOS |
15 a 25 l | até 6 kg |
30 a 45 l | 7 a 10 kg |
50 a 65 l | 11 a 14 kg |
Obs.: Normalmente a carga máxima de uma mochila é 50% maior que a carga de conforto.
Exemplo: uma mochila de 25 litros pode carregar até 9 quilos, mas será mais confortável se estiver pesando 6 quilos.
Conforto
- Costado: além de macia e acolchoada para proteger as costas de objetos pontiagudos, a parte de traz da mochila deve ser anatômica, de modo a melhorar a comodidade da área onde incidirá a maior parte do seu peso e minimizar o contato com o corpo, permitindo a circulação do ar entre a mochila e as costas.
Algumas marcas possuem modelos femininos e masculinos, outras contam com diferentes tamanhos. De qualquer modo a ideia é oferecer opções mais adequadas à anatomia e ao tamanho do usuário.
- Alças: devem ser largas e acolchoadas para proteger os ombros e possuir fitas de ajuste. As fitas de ajuste do ombro regulam as alças da mochila a fim de reduzir o apoio indireto delas sobre o pescoço. As fitas peitorais mantêm as alças no lugar correto, melhorando a estabilidade geral da mochila. Para as mulheres é importante que estas fitas possam ser movimentadas, liberando a área dos seios.
- Descanso de dedos: servem para pendurar os polegares, o que evita o inchaço das mãos e promove o relaxamento dos braços.
- Barrigueira: deve ser acolchoada, anatômica e ajustável. Sua finalidade é – além de dar mais estabilidade à mochila durante a caminhada – repartir a carga entre as partes mais fortes do corpo, reduzindo a pressão exercida pelo peso da mochila sobre os quadris.
- Fitas de compressão: são usadas para compactar a mochila, reduzindo seu volume, quando ela não está completamente cheia, o que evita a oscilação da carga, da mochila e desequilíbrio do usuário.
- Alça de transporte: facilita o transporte da mochila, sem a necessidade de colocá-la nas costas.
Compartimentos & Acessos
Um modelo bem dividido torna a organização e acesso à mochila mais prático e ágil.
- Bolso da tampa: permite fácil acesso a pequenos acessórios utilizados com frequência. Alguns modelos ainda oferecem a opção de regulagem da altura da tampa da mochila, o que representa mais uma possibilidade de adaptá-la a distintas cargas.
- Bolsos laterais: permite fácil acesso a pequenos acessórios utilizados com frequência.
- Bolsos na barrigueira: permite acesso a pequenos objetos, sem ter que tirar a mochila dos ombros.
- Aberturas: aberturas laterais, com zíper, permitem acesso ao interior da mochila sem desorganizá-la.
- Fechamento: certifique-se de que cada compartimento da sua mochila pode ser fechado com fita hellerman ou cadeado. Isso aumentará a proteção dos seus pertences quando você deixar sua mochila no albergue ou em um guarda-volumes.
- Porta-bastões: para guardar seus bastões de caminhada e deixar suas mãos livres, quando não estiver utilizando-os.
Saiba que caso você opte por não carregar sua mochila, é possível despachá-la entre uma hospedagem e outra. Este serviço pode ser contratado nos locais de pernoite ou nos Correos.
Por fim, é preciso ter claro que – assim como qualquer outro item – não existe um modelo perfeito para todo mundo, afinal, somos seres diversos, com limitações, pontos fortes e francos distintos e, muitas vezes, prioridades até mesmo opostas.
Considere as características analisadas acima, elenque suas prioridades e experimente diferentes mochilas... Ao experimentar, regule-as corretamente e, se possível, coloque peso dentro delas para tornar a experiência mais real.
Em 2014, quando fiz meu primeiro Caminho a mochila escolhida, que atendia melhor minhas prioridades foi uma Curtlo Highlander 35+5 LF (versão feminina), muito semelhante a esta Curtlo Ultralight 35 + 5 fixada abaixo. Eu amei!
A mochila ideal para você, só você pode descobrir qual é... E então, qual será sua mochila?
Para facilitar sua busca, NÃO PERCA A SELEÇÃO DE MODELOS que preparei pra você! CLIQUE AQUI
Se você gostou, compartilhe com os amigos!
Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.
Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.
Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago