COMO FAZERPLANEJE

CAMINHO DE SANTIAGO EM UMA SEMANA

Posted
peregrinos seguindo indicação da seta amarela

Caminho de Santiago em uma semana: por onde começar?

Fazer o Caminho de Santiago em uma semana é possível. Obter a Compostela percorrendo-o durante este período, também.

Se você tem apenas entre quatro e sete dias para se tornar um peregrino e aproveitar a magia do Caminho, não se preocupe.

Nós diremos quais são as opções disponíveis para você percorrer o Caminho de Santiago em uma semana - ou menos - e os lugares onde começar.

 

peregrinos subindo uma rampa ao lado de um muro pintado

Caminho Francês de Sarria

O Caminho Francês é a mais popular rota jacobina. Atravessa o norte da Península desde Navarra ou Aragón até chegar a Santiago de Compostela, numa viagem que dura pelo menos um mês.

Se você tiver apenas uma semana, a opção mais popular entre os peregrinos é começar em Sarria (Lugo). De fato, Sarria é - segundo dados da “Oficina de Atención al Peregrino de Santiago” - o ponto de onde sai o maior número de peregrinos que percorrem o Caminho de Santiago.

A partir de Sarria, o peregrino percorre os últimos 114 quilômetros desta rota milenar, o mínimo necessário para obter a Compostela (documento que certifica ter feito a peregrinação a Santiago). São cinco as etapas desta viagem que se dá inteiramente em terras galegas e nas quais é possível descobrir algumas localidades de grande tradição jacobina, como a própria cidade de Sarria, além de Portomarín, Palas de Rei e Arzúa.

Você tem menos dias para fazer o Caminho de Santiago? Também é possível.

Como? Adicionando quilômetros a alguns dias. No entanto, se for a pé, recomendamos que faça o trajeto de Sarria a Santiago em, no mínimo, 4 etapas.

Essas etapas seriam:

Etapa 1. Sarria - Portomarín. 22 km

Etapa 2. Portomarín - Palas de Rei. 25,4 km

Etapa 3. Palas de Rei - Arzúa. 26,2 km

Etapa 4. Arzúa - Santiago de Compostela. 38,4 km

Como todo o Caminho Francês, a sinalização de Sarria a Santiago é excelente e o percurso permite descobrir os frondosos bosques galegos e a essência da sua paisagem rural.

 

escultura vazada em pedra de um peregrino e ao fundo uma ponte medieval

Caminho Português de Tui

O Caminho Português é o segundo Caminho mais popular entre os peregrinos. Embora este roteiro se dê majoritariamente por terras portuguesas, a partir de Tui pode-se percorrer a parte final deste Caminho em 6 dias.

Serão pouco mais de 115 km, que permitirão ao peregrino receber sua Compostela ao chegar a Santiago. Com uma afluência significativa de caminhantes, uma sinalização perfeita e um bom número de alojamentos e serviços, o caminhante passará por áreas protegidas, vistas sobre a ria galega e vinhas ao longo de seis etapas que atravessam localidades como Tui, O Porriño, Redondela, Pontevedra, Caldas de Reis ou Padrón.

Este percurso entre Tui e Santiago de Compostela também pode ser feito em 5 etapas. Para fazer isso, você deve estender o primeiro dia de Tui a Mos e o segundo de Mos a Pontevedra. As três últimas etapas seriam as mesmas: Pontevedra-Caldas, Caldas-Padrón e Padrón-Santiago.

 

fortaleza com torre de vigia a beira-mar

Caminho Inglês de Ferrol

Uma semana é suficiente para percorrer o chamado Caminho Inglês, o itinerário percorrido pelos peregrinos europeus que chegavam por mar aos portos galegos. O peregrino pode iniciar o Caminho Inglês em Ferrol ou em A Coruña e de ambas as localidades obterá a Compostela quando chegar a Santiago.

São cinco etapas a serem percorridas a partir de Ferrol, descobrindo belos estuários, como Pontedeume e vilas históricas como Betanzos. Desde A Coruña serão apenas 3 etapas, que permitirão ao peregrino desfrutar das atrações oferecidas pela cidade hercúlea ou ter alguns dias para desfrutar de Santiago.

 

grande ponte medieval com cidade ao fundo

Caminho Sanabrês de Ourense

Se o que pretende é descobrir a autêntica paisagem rural galega, o Caminho Sanabrês de Ourense é o seu Caminho. Em uma semana é possível chegar a Santiago, já que são quatro etapas que separam a cidade de Las Burgas do túmulo do Apóstolo.

Com sinais e serviços menos abundantes do que em outros Caminhos - como o Francês ou o Português – mas, ainda assim suficientes, o Caminho de Sanabrês atravessa o interior das províncias galegas de Ourense, Pontevedra e A Coruña e permite descobrir um dos protagonistas da lenda jacobina, o Pico Sacro. Os vinhos, a gastronomia e o patrimônio artístico e cultural vão acompanhar a marcha dos que têm a sorte de fazer esta peregrinação.

 

muralha medieval cercando cidade com edifícios antigos

Caminho Primitivo de Lugo

Em uma semana você também pode percorrer uma parte do Caminho Primitivo, uma das rotas jacobinas mais difíceis e bonitas. São 104 quilômetros – suficientes, portanto, para conseguir a Compostela - que partem da capital Lugo, onde o peregrino pode desfrutar da sua Muralha Romana, Património da Humanidade.

Ao longo de 4 etapas percorre-se o interior da Galícia, descobrindo localidades de grande tradição jacobina e gastronômica como Melide, famosa pelo seu bom polvo. As três últimas etapas se conectam com o Caminho Francês, acessando Santiago na companhia de um bom número de caminhantes e bicigrinos.

 

farol marítimo sobre monte à beira do mar

Caminho de Finisterra ou Muxía

Se você tem uma semana e quer viver a experiência do Caminho, Santiago pode ser o início em vez da meta, e Finisterra ou Muxía, o destino. O Caminho de Finisterra ou Muxía parte do túmulo do Apóstolo e aproxima-nos do chamado "Fim do mundo".

É um percurso de quatro ou cinco dias que tem vivido uma significativa revitalização nos últimos tempos, o que se traduz numa melhor sinalização e num maior número de alojamentos e serviços. Chegar a Finisterra é uma das experiências mais mágicas que o peregrino pode viver, apenas superada pela emoção de entrar na Praça do Obradoiro.

O Caminho de Finisterra ou Muxía também tem a sua própria Compostela: neste caso, a Fisterrana ou Muxiana, que credencia a peregrinação ao que os antigos chamavam de último canto conhecido da terra.

 

Estas são algumas das nossas recomendações se você tiver apenas uma semana para fazer o Caminho e quiser chegar a Santiago. No entanto, você deve saber que o Caminho começa e termina onde você quiser.

Porque o importante não é de onde se parte nem quanto tempo se tem, mas sim viver a viagem imerso nos verdadeiros valores do Caminho como a espiritualidade, a amizade ou a solidariedade. ¡Buen Camino!

 

Versão para o Português: Bia Leis - Caminho de Santiago

Fonte: Camino con Correos

 

Se você gostou, compartilhe com os amigos!

Se você tem observações, dúvidas, críticas ou sugestões registre abaixo seu comentário. Desta forma, não apenas eu, mas toda a comunidade de leitores poderá ajudar e também se beneficiar das respostas.

Se você é fã do nosso trabalho, ajude-nos a manter nosso Blog com informações atuais e relevantes fazendo suas reservas e compras com nossos parceiros, basta clicar nas propagandas e links! Você não paga nada a mais por isso e pode, inclusive, ter acesso a cupons de desconto.

Se você precisa de ajuda para fazer o Caminho de Santiago, conheça as modalidades da nossa Assessoria para o Caminho de Santiago

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *